Programa Minha Casa Minha Vida vai beneficiar 208 famílias de Aparecida

Por Klau Bueno

19 de outubro de 2018

Foto: Rodrigo Estrela

Parceria entre Prefeitura, Governo de Goiás, Ministério das Cidades e Caixa vai permitir que mais de 800 pessoas conquistem o sonho da casa própria no Residencial Agenor Modesto I

Conquistar a moradia própria é um dos sonhos mais almejados pelos brasileiros, pois ter um lar para chamar de seu representa mais dignidade e conforto para as famílias. Direitos que em breve 208 famílias de Aparecida de Goiânia conhecerão de perto a partir da construção de 208 apartamentos no Residencial Agenor Modesto I, no Parque Itatiaia.

O convênio que vai permitir a construção do condomínio foi assinado na manhã desta sexta-feira, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. A Prefeitura de Aparecida doou a área de 16.638 m² e Governo de Goiás, Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal também são parceiros. A obra deve ser iniciada ainda este ano e a conclusão em aproximadamente 18 meses.

Os recursos federais para a construção do residencial são provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), operacionalizado pela Caixa. O valor total do empreendimento é R$ 19,3 milhões, com destinação pelo Governo de Goiás de recursos do programa Cheque Mais Moradia no valor de R$ 2,1 milhões. As unidades estão avaliadas em R$ 80 mil cada. As prestações nesta modalidade de convênio do Minha Casa Minha Vida/FAR variam de R$ 80,00 a R$ 270,00 e tem duração de dez anos.

O prefeito Gustavo Mendanha lembrou que esses valores são consideravelmente inferiores aos alugueis pagos pelas famílias que serão contempladas com os apartamentos. “Essas famílias pagarão um valor muito acessível para ter dignidade, ter sua moradia própria. Os valores são muito inferiores aos aluguéis que eles pagam. É mais uma extraordinária notícia para a população de Aparecida que ainda carece de moradia própria”, afirmou.

Gustavo Mendanha falou ainda do processo de seleção das famílias que serão sorteadas. “Existe uma seleção das famílias que se enquadram no perfil e depois um sorteio vai revelar quais são as 208 contempladas. Esse sorteio é auditado pelo Ministério Público e pela Caixa que garantem lisura ao processo”, acrescentou.

Ainda dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, Aparecida deve entregar até o final deste ano 832 apartamentos no Residencial Buriti Sereno, que estão prontos e as famílias já foram selecionadas. “Temos investido muito nessa área e trabalhado para dar qualidade de vida aos moradores da nossa cidade. A moradia é um instrumento muito importante, traz dignidade a essas famílias”, concluiu Gustavo.

A assinatura do convênio contou com as presenças do governador de Goiás José Eliton, senador eleito Vanderlan Cardoso, que na oportunidade representou o ministro das Cidades Alexandre Baldy, superintendente regional da Caixa Marise Fernandes e deputado federal reeleito João Campos. “A assinatura do convênio representa o sonho de pais e mães e, muito mais que vidro, concreto, tijolo e cimento, representa um lar onde as famílias têm condições de projetar seu futuro, de estabelecer seu planejamento, de criar as condições para um crescimento harmônico”, disse o governador do Estado.

Residencial Agenor Modesto I

O empreendimento será constituído em 13 blocos com 208 apartamentos. Cada apartamento conta com 46,15 m² divididos em 2 quartos, sala, banheiro, cozinha, varanda e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. O condomínio dispõe de área social completa com área de lazer composta por campo, quadra de esportes, garagens e uma pracinha.

Residencial Buriti Sereno

Conta com 832 apartamentos, sendo que a Prefeitura de Aparecida ficou responsável pela seleção de 500 famílias e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) pelas 332 unidades restantes. Os apartamentos possuem 41,39 metros quadrados – com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço –, distribuídos em 52 torres de quatro andares, com 16 unidades em cada torre, na Avenida 100-A, esquina com Avenida das Nações, no Bairro Itapuã que faz divisa com o setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia. A obra foi financiada pelo Governo Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida, e com investimentos dos Governos estadual e municipal.