Projeto Cidade Inteligente é apresentado a SUDECO e pode se tornar piloto em outras cidades do Brasil

Por Thayza Marins

8 de novembro de 2019

Por Thayza Marins

8 de novembro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Aparecida vem se destacando em infraestrutura tecnológica de inovação e referência em gestão e serviços. Por esse motivo o prefeito Gustavo Mendanha recebeu na manhã desta sexta-feira, 08, a visita da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), que vieram conhecer o projeto Cidade Inteligente e conhecer alguns pontos da cidade.

O prefeito e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, professor Cleomar Rocha apresentaram o projeto para a comitiva da superintendência que ficou entusiasmada e, segundo o superintendente Nelson Vieira Fraga, há grandes possibilidades de levar o Cidade Inteligente para outros municípios do país.

“Tivemos o privilégio de receber a SUDECO que tem um profundo conhecimento do estado de Goiás e apresentamos à comitiva do órgão federal o projeto Cidade Inteligente, que já está sendo executado em Aparecida. Estamos pensando em nossa cidade para o futuro e a tecnologia é o faz parte deste processo. E este projeto está dentro desse processo de melhoria da qualidade de vida das pessoas”, informou o prefeito Gustavo Medanha.

“A apresentação do projeto de Aparecida de Goiânia nos empolga muito, porque Cidades Inteligentes está sendo discutido em Brasília com vários grupos, inclusive com o apoio da embaixada Alemã e eu fiquei feliz porque é algo que está muito avançado em relação ao que se discute lá. Então estamos aqui em Aparecida para conhecer o trabalho desenvolvido pela prefeitura e quem sabe transformar o projeto em piloto para outros municípios”, disse Nelson Fraga.

A SUDECO está vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional e tem como objetivo promover o desenvolvimento das cidades da região centro-oeste, de forma inclusiva e sustentável, e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional. “Foi uma honra visitar Aparecida, uma cidade que vem atraindo investimentos para gerar emprego e renda e melhorar a qualidade de vida de quem mora aqui. O nosso papel é participar desse desenvolvimento e este projeto”, destacou ainda o superintendente do órgão federal.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação professor Cleomar Rocha, comentou durante a apresentação que a execução do projeto está 75% e que as ações estão avançadas. “A conectividade se instala justamente numa condição para que tenhamos uma melhoria nos serviços públicos, criando condições para que cada vez mais empresas estejam presentes aqui. E não se trata de investimento puramente em tecnologia, mas investimento em melhoria de qualidade de vida para a população a partir desta etapa tecnológica”, sublinhou ele durante a apresentação do Cidade Inteligente.

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação professor Cleomar Rocha apresentando o projeto Cidade Inteligente

Estiveram presentes na reunião o vice-prefeito, Veter Martins, Senador Luiz do Carmo (MDB), Deputado Federal Glaustin Fokus (PSC), Deputado Federal Prof. Alcides Ribeiro (PP), o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Goiás (ACIAG) José Celestino, empresários, secretários e autoridades do município, que acompanharam a apresentação do projeto. “Estou muito feliz em reunir aqui senadores, deputados federais, empresários aparecidenses e goianos, buscando realmente ao desenvolvimento da cidade de Aparecida de Goiânia”, pontuou Gustavo Mendanha.

Cidade Digital – O projeto já está em fase de execução e busca realizar ações eficazes na construção de uma cidade conectada, universalizando todos os setores da administração pública e da sociedade, resultando em uma maior eficiência da gestão pública e melhor prestação de serviço de Educação, Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Serviço Social, Trabalho e Renda, gerando desenvolvimento econômico e social para o município.

A fase inicial do Cidade Digital em Aparecida abrange 4 ações principais: a instalação de 540 km de fibra óptica, a ampliação do videomonitoramento da cidade com aquisição de 600 câmeras com olhos de águia com reconhecimento facial e de placas, implantação de 200 pontos de acesso livre e gratuito à Internet, e contratação de um data center próprio para o controle de gastos públicos. O investimento será de R$ 56 milhões. O objetivo é desenvolver serviços inteligentes que correspondam todas as necessidades de Aparecida.

Mais Benefícios

O investimento em inteligência e conectividade promoverá:

• Saúde + integrada, facilitando agendamentos de consultas, realização de exames, tratamentos e distribuição de medicamentos;
  • Educação + conectada, fortalecendo o acesso à informação e motivando o aluno para aprender mais e melhor;
  • Segurança + atuante, com monitoramento constante da cidade, atualização da mancha criminal com atuação ágil e estratégica de nossa força policial;
  • Assistência Social + eficiente, na compreensão das vulnerabilidades sociais e na atuação imediata do atendimento de nossa população;
  • Ações + transparentes,informando ao cidadão como e com o quê a prefeitura tem trabalhado, possibilitando consultas públicas e prestação de contas à população;
  • Investimentos + inteligentes, com maior eficiência do trabalho, redução de custo e investimento em áreas estratégicas para o município.