Projeto de embelezamento da cidade constrói cinco praças em Aparecida

Por Solange Araújo

23 de junho de 2022

Por Solange Araújo

23 de junho de 2022

Foto: Enio Medeiros

As obras de construção das praças Colina Azul e Jardim Alto Paraíso estão com previsão de entrega até o final de julho. Além disso, os serviços de revitalização na Praça Espanha estão quase concluídos e devem ser entregues no mesmo mês

A Prefeitura de Aparecida dá continuidade ao projeto de embelezamento do município com a revitalização de canteiros e construção de novas praças que visam deixar os bairros mais harmoniosos e floridos, ocupando espaços públicos e proporcionando maior qualidade de vida aos moradores.

Além dos espaços já entregues a população até o momento, a cidade possui cinco novas praças que estão sendo construídas em todos os cantos. Os recursos das obras são municipais e também por meio de parceria com o governo federal. As obras são executadas pela secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).

Por meio da SDU entregou 137 novas praças que proporcionam mais lazer e qualidade de vida aos aparecidenses. “Nós buscamos melhorar a vida das pessoas possibilitando bem-estar e mais qualidade de vida. E espaços assim, além de valorizar os imóveis, deixam os moradores satisfeitos com sua qualidade de vida. Agora, as famílias aparecidenses têm a oportunidade de se divertir perto de suas casas”, comentou o prefeito Vilmar Mariano.

Aparecida de Goiânia Praça Conjunto Estrela do Sul
Praça localizada no Setor Estrela do Sul foi o 137º espaço de lazer entregue pela prefeitura de Aparecida
Foto: Claudivino Antunes

Os novos espaços fazem parte do projeto de embelezamento da cidade. Segundo o secretário da pasta de Aparecida, Aldivo Araújo, mesmo durante a pandemia, a Prefeitura de Aparecida manteve o cronograma também de construção de praças. “Não parou porque estávamos com um único propósito: cuidar das pessoas”, destaca. Ainda de acordo com o gestor, a intenção da Prefeitura e da SDU é dobrar a meta, ou seja, mais 100 novos espaços de lazer e convivência serão entregues até o final de 2024.

Os espaços vazios na cidade, que não são utilizados de forma correta, estão sendo transformados em praças para a população. Todas as novas praças serão entregues seguindo o mesmo padrão: com grama esmeralda, pista de caminhada em concreto usinado e pigmentado, área de convivência com mesas e banquetas de eucalipto tratado, bancos e pergolado em eucalipto tratado, playground, plantio de mudas e iluminação LED.

Praça localizada no Jardim Alto Paraíso. Obras em andamento

Obras em andamento

Os novos espaços de lazer que estão com obras em andamento são: Praça Colina Azul; Setor Comendador Walmor (96% executada); Praça Jardim Alto Paraíso; Setor Jardim Alto Paraíso (70% de obra concluída). Os dois espaços estão com previsão de entrega até o final de julho.

Geni José de Moraes, moradora do Setor Jardim Alto Paraíso, já faz planos para a futura praça localizada na Rua São Bernardo. “Vou fazer bastante caminhada aqui, e virei com a família”, comenta.

Rosineide de Araújo, é moradora do Setor Comendador Walmor, e já aproveita o espaço da praça Colina Azul, que já se tornou o ponto de diversão preferido das netas. “Quando tiver pronta vou aproveitar ainda mais. Tenho que vir fazer caminhada e botar as crianças pra brincar”, conta.

Crianças já podem se divertir em playground na Praça Colina Azul localizada na Avenida Sabiá e rua Cardeal
Foto: Enio Medeiros

A execução das obras da segunda etapa do Parque Vila Brasília com Vila Sul, localizado nos setores Vila Brasília e Vila Sul, estão com aproximadamente 60% concluídas e com previsão de inauguração até o fim de agosto.

A SDU também é responsável peala realização dos serviços de revitalização na Praça Espanha, no setor Vila São Tomás. A previsão é de que até o final de julho, as equipes tenham concluído os trabalhos de revitalização no local.

Praça da Juventude

A Praça da Juventude, localizada na Avenida Igualdade, no Setor Garavelo está com 68% da obra concluída. O projeto prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto com arquibancada, pista de skate, teatro de arena com capacidade para 100 pessoas, pista de caminhada, parquinho infantil, academia aberta, campo de futebol e quadra de vôlei de praia, além de uma sala administrativa, entre outros. No local também serão plantadas árvores nativas e 2,3 mil metros m² de grama esmeralda. A previsão é de que a entrega do novo espaço de lazer seja realizada até outubro deste ano.

“Vamos tornar este espaço, que estava ocioso em uma grande praça para o lazer, entretenimento, esporte e convivência dos moradores desta região”, pontuou o secretário da SDU, Aldivo Araújo. A prefeitura decidiu implantar uma praça na rotatória que abrigava o antigo Cais Garavelo, depois de realizar audiências públicas com moradores do bairro e comerciantes da Avenida Igualdade.

Espaço de lazer do Colina Azul conta com arquibancadas e alambrado em volta de todo o campo

Parque Vila Sul

O Parque Vila Sul está sendo construído pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano entre as ruas Marabá, EM-20, 03, nos setores Vila Brasília e Vila Sul. O local, que terá ampla área verde e será totalmente estruturado.

O espaço conta com 9,7 mil metros quadrados, onde serão implantados playground e Academia da Terceira Idade (ATI) em piso emborrachado, área de convivência, pergolado metálico em forma de pétalas, passeios em pavimento intertravado, pista de caminhada dupla – sendo uma em concreto natural e a outra em concreto pigmentado – piso tátil em toda extensão da calçada.

“Estamos realizando um sonho dos moradores do setor Vila Brasília e Vila Sul. É uma região que precisa de um espaço como este, que beneficiará centenas de famílias com um espaço de lazer e ainda ajuda na sustentabilidade e na conservação do meio ambiente, pois toda a área verde foi preservada”, pontuou o gestor da pasta, Aldivo Araújo.