Projeto Geladeira Literária beneficia reeducandos do sistema prisional de Aparecida

Por Rackel Vieira

29 de setembro de 2017

Por Rackel Vieira

29 de setembro de 2017

Foto: Ênio Medeiros

Cerca de  3.700 presos terão acesso aos livros de diversos autores e temas específicos, como administração, economia e política

O vice-prefeito e secretario de Governo de Aparecida de Goiânia, Veter Martins e o secretário executivo de Cultura, Élio Bom Sucesso, entregaram, na manhã desta sexta-feira, 29, mais duas geladeiras literárias. Uma geladeira será instalada na Casa de Prisão Provisória (CPP) e a outra na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães (POG). O intuito da ação é incentivar o interesse e a prática da leitura entre os reeducandos, promovendo assim a ressocialização.

“O projeto, que já é conhecido em Aparecida está presente em diversos pontos da cidade. A Geladeira Literária tem como principal objetivo levar cultura para as pessoas de todas as regiões do município, como escolas, associações, órgãos públicos e outros locais sugeridos pela comunidade. E o sistema prisional foi selecionado para este benefício. Os presos que já estão em situação de reintegração social poderão usufruir a qualquer momento das obras de diversos autores e diferentes temas, desde literatura infantil até livros específicos de administração, economia e política”, destacou o vice-prefeito Veter Martins.

O Superintendente de Reintegração e Cidadania da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (SRC/SEAP), Sidney Costa Souza, elogiou o projeto e agradeceu a Prefeitura pela parceria. “É realmente um prazer e uma alegria muito grande estar abrindo mais uma porta em conjunto com as autoridades de Aparecida. As parcerias que plantam sementes como essa, irá florescer e dará bons frutos. O Projeto Geladeira Literária ressocializará os privados de liberdade. Nós como bons cidadãos, devemos trabalhar para que isso aconteça, se quizermos ter um mundo melhor, com menos violência para a próxima geração”, salientou.

Segundo o gerente de Educação da SEAP, Íris Pereira da Silva Arruda, cerca de  3.700 presos terão acesso aos livros. “A SEAP também realiza diversas ações voltadas para educação formal e profissional de pessoas que estão presas em todo sistema prisional do Estado, por meio do Patronato Modulo de Gerencia de Educação e Respeito. E a Geladeira Literária no sistema prisional de Aparecida, irá somar com essas ações. A leitura é um instrumento de mudança de vida da pessoa. Se tem algo que pode transformar a vida de alguém é o acesso a leitura e ao conhecimento”, disse.

De acordo com o secretário executivo de Cultura, Élio Bom Sucesso, a meta é customizar duzentas geladeiras em quatro anos. “Para que alcancemos essa meta precisamos que todos os cidadãos que possuem uma geladeira com defeito em casa, sem utilização, faça a doação da carcaça para o projeto, pois, até o momento, apenas sete geladeiras foram distribuídas”, frisou o secretário executivo. O interessado em fazer a doação pode ligar no telefone 3545-5979 e agendar a busca. A prefeitura se encarregará do transporte do equipamento.