Projeto Guardião Ambiental Mirim será implantado em Aparecida de Goiânia

Por Josiane Coutinho

14 de março de 2019

Foto: Wigor Vieira

Em reunião com integrantes do Comando de Policiamento Ambiental, nesta quinta-feira, 14, o vice-prefeito, Veter Martins, discutiu a implantação do Projeto Guardião Ambiental Mirim em Aparecida de Goiânia. “O projeto vem de encontro com aquilo que o prefeito Gustavo Mendanha tem abraçado. Neste primeiro momento nós pontuamos os detalhes do modelo que levaremos a ele para que possamos implantar ainda neste primeiro semestre”, disse.

De acordo com Veter o número de turmas ainda será definido. “O Meio Ambiente é um tema muito recorrente e é importante que façamos a nossa parte”, declarou ao citar os Fiscais Mirins desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) que promove a conscientização e preservação do meio ambiente na cidade por parte dos moradores com a ajuda das crianças.

O secretário municipal de meio ambiente, Cláudio Everson, declarou que enxerga a iniciativa com bons olhos. “Temos trabalhado muito nas políticas públicas infantis. Esse projeto é referência em Goiás e com isso iremos trabalhar não só o incentivo da melhoria pedagógica, mas também com a preservação e conservação do Meio Ambiente. Queremos instalar e manter esse projeto em Aparecida de Goiânia”.

O sub-comandante do Policiamento Ambiental, tenente-coronel Francisco Jubé, afirmou que o modelo que atende crianças de escolas públicas de 5 a 12 anos é voltado para cidadania, formação disciplinar e conceito de civismo, agregando conceito de fauna e flora e educação ambiental. “Nosso objetivo é formar uma sociedade sustentável trabalhando nas escolas do município”.

O Projeto Guardião Ambiental Mirim é desenvolvido há quatros anos pela Polícia Militar Ambiental em parceria com prefeituras do Estado de Goiás, entidades e instituições públicas e privadas, está presente em 17 municípios e já atendeu cerca de 1.200 crianças.