Projeto “Minha Escola Mais Segura” é lançado em Aparecida

Por Rafael Freitas

8 de junho de 2018

Foto: Enio Medeiros

Foi lançado na manhã desta sexta-feira, 8, o projeto “Minha Escola Mais Segura” no pátio do Colégio Estadual Jesus Conceição Leal, no Setor Village Garavelo. O projeto tem o objetivo de conscientizar e mobilizar alunos, professores, pais e comunidade para ações de educação no combate ao bullying, discriminação, drogas, desvio de comportamento e atos de violência. A Prefeitura de Aparecida é parceira na ação.

Participaram do evento o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano Costa Vale, o secretário executivo da Juventude, Hanléryo Arantes, da coordenadora regional de Educação, Cultura e Esporte, professora Idelma Oliveira, da titular da 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil de Aparecida de Goiânia, delegada Cybelle Tristão e policiais militares do 8º Batalhão da Polícia Militar..

O secretário Luziano Costa do Vale destacou a participação da Guarda Civil e suas ações no combate a criminalidade. “A Guarda Civil é parceira de toda ação em prol da segurança e participar da realização deste projeto junto às escolas públicas é de grande valia, pois nossas atuações estão dando resultado. A escola é o ambiente ideal para conscientizar os jovens sobre o enfrentamento às drogas e o combate a violência”.

O “Minha Escola Mais Segura” se estenderá a todas as unidades de ensino do município. O diretor do colégio, Sebastião José, disse que o projeto é relevante para o combate a vulnerabilidade social. “O projeto será realizado em conjunto com as forças de segurança pública e comunidade escolar, com a finalidade de proporcionar maior segurança nas escolas, solucionando problemas de desvio de comportamento de alunos que apresentam vulnerabilidade no submundo das drogas e da violência”.

Para a professora Idelma Oliveira, que coordena a regional de Educação, Cultura e Esporte, a realização do projeto atende as necessidades da comunidade escolar e que atividades serão desenvolvidas para conscientizar os estudantes. “Uma escola mais segura dará maior tranquilidade e dignidade aos alunos, professores e população. Para isso, vamos mobilizar todos os nossos alunos com palestras e atividades extracurriculares”, destacou.

A delegada Cybelle Tristão destacou que a realização do projeto garante resultados em virtude de ações preventivas. “É um projeto pioneiro que está sendo desenvolvido entre as polícias Civil e Militar, Guarda Civil e comunidade escolar. Sua importância é justamente trazer para a escola ações de conscientização e de prevenção contra atos infracionais. A inserção da polícia na escola previne, protege o aluno e professor da violência, e ainda conscientiza todos para uma sociedade segura”, finalizou.