Projeto Olhar Brasil entrega óculos aos alunos das redes municipal e estadual de Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 27 de maio de 2014 – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Projeto Olhar Brasil (parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação), com o objetivo de identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração e garantir assistência integral em oftalmologia para outras patologias, realizou na manhã desta terça-feira, 27, a entrega de 53 óculos aos alunos das Escolas Municipais e Estaduais que participam do Projeto do Programa Saúde na Escola.

“Essas parcerias são fundamentais para o desenvolvimento da nossa cidade. Unir educação e saúde atendendo a demanda das crianças com problemas oftalmológicos foi sem dúvida uma grande ideia. A visão é parte fundamental do corpo humano e se não cuidamos enquanto é tempo, o problema só vai se agravando”, salientou o prefeito Maguito Vilela (PMDB) que participou da solenidade.

O Projeto visa contribuir para a redução das taxas de repetência e evasão escolares e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a óculos corretivos e foi dividido em duas etapas, atendendo 27 escolas, sendo duas estaduais e 25 municipais. “Todos os alunos atendidos fazem parte das escolas inseridas no Programa Saúde na Escola e foram avaliados com triagem visual (teste de Snellen) em 2013 nas próprias escolas”, informou o secretário de saúde, Paulo Rassi.

A segunda etapa já foi realizada com 298 alunos examinados. Desse total, 97 foram identificados com problema visual. “Agora esperamos a confecção dos óculos para a entrega imediata aos alunos. No final serão 150 crianças beneficiadas. A parceria com a secretaria de saúde foi excelente. O aluno com dificuldade de visão aprende menos e em vários casos abandona os estudos sem saber o que de fato está acontecendo”, analisou o secretário de educação, Domingos Pereira.

Silvia de Souza, mãe da aluna Evelyn Cristine, da Escola Municipal Gomes da Silva, uma das beneficiadas do programa, falou da importância do projeto. “Querendo ou não, óculos é muito caro e às vezes não damos a atenção devida ao problema para não ter que pagar uma consulta. Com o programa, agora minha filha vai poder enxergar melhor e melhorar suas notas, tenho certeza”, disse.

A solenidade de entrega de óculos foi acompanhada também pelo vice-prefeito, Ozair José, por vereadores e secretários municipais e por alunos beneficiados pelo programa.

PROJETO- O Projeto Olhar Brasil foi elaborado de forma conjunta pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação. Propõe-se a atuar na identificação e na correção de problemas de visão em alunos matriculados na rede pública de ensino da Educação Básica, priorizando, inicialmente, o atendimento ao Ensino Fundamental (1ª a 8ª série/1º ao 9º ano), em alfabetizandos cadastrados no “Programa Brasil Alfabetizado”, participantes do programa Mulheres Mil e na população com idade igual ou acima de 60 anos.