Projeto para implantação de bicicletas compartilhadas em Aparecida avança

Por Thiago Marques

16 de agosto de 2017

Por Thiago Marques

16 de agosto de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia e a Unimed Goiânia deram mais um passo nesta terça-feira, 15, rumo à parceria para implantação do projeto de bicicletas compartilhadas no município. O diretor-presidente Breno de Faria Pereira e o diretor de Mercado, Sérgio Baiocchi Carneiro, percorreram, ao lado do prefeito Gustavo Mendanha e do vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, vias da cidade que já contam com ciclovias e aquelas que deverão recebê-las em breve.

A viabilização do sistema de bicicletas compartilhadas em Aparecida de Goiânia, numa parceria do poder público com a iniciativa privada, assemelha-se ao modelo que já existe na Capital, onde estão espalhadas 15 estações com dez bicicletas, cada. Lá, as pessoas podem alugá-las ao custo de R$ 4 ao dia, R$ 8 ao mês, R$ 35 por semestre, e R$ 70 por um ano. Tudo isso de forma eletrônica, pela internet.

Em Aparecida, haveria um diferencial. Enquanto em Goiânia o ciclista pode usar a bicicleta por 60 minutos em dias úteis e por 90 minutos aos domingos e feriados (se quiser estender o prazo, precisa efetuar novo pagamento), a ideia por aqui é implantar critérios de utilização que também beneficiem os trabalhadores, inclusive aqueles que trabalham nos polos e moram em locais mais afastados, por exemplo.

Além dos dirigentes da Unimed Goiânia, juntaram-se ao grupo os secretários Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos) e André Rosa (Fazenda), além do responsável técnico pelo projeto na Capital, Domingos Sávio. Eles passaram pelo Polo Empresarial Goiás, por trechos do Anel Viário, pelas avenidas São João e São Paulo e Eixo Norte-Sul 1 (Avenida Jataí). O percurso foi concluído nas avenidas Santana e Independência. Todos retornaram à prefeitura onde, na Sala de Reuniões, destrincharam mais alguns pontos acerca do projeto.

Novos investimentos

Mais cedo, o prefeito também esteve com os diretores da Unimed Goiânia em seu gabinete. “É um prazer recebê-los aqui. Toda parceria em prol da nossa cidade e que colabore com o bem-estar da nossa gente será bem-vinda”, enfatizou Gustavo Mendanha. Eles já haviam tido uma primeira reunião no dia 9 de maio, quando o prefeito formalizou o convite para a ida à Aparecida.

Na conversa, Gustavo ainda abordou novos investimentos que serão feitos pela sua gestão em infraestrutura e mobilidade, em especial nas obras de implantação do Projeto de Acessibilidade, que prevê 40 quilômetros de calçadas com todos os mecanismos de acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência e também cerca de 20 quilômetros de ciclovias interligando diversos bairros da cidade.

O diretor-presidente da Unimed Goiânia, Breno de Faria, destacou: “Nos interessa auxiliá-los a executar este projeto em Aparecida de Goiânia. É algo que envolve saúde e esporte, o nosso foco”. Na Capital, a Unimed patrocinou a iniciativa e a prefeitura entrou em cena com a conservação dos equipamentos e cessão de espaço publicitário, entre outras atribuições.