Projeto para instalação de usinas de energia solar é apresentado durante audiência pública

Por Rodrigo Augusto

18 de março de 2022

Por Rodrigo Augusto

18 de março de 2022

Foto: Claudivino Antunes

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria da Fazenda e Comitê Gestor de Parcerias Público Privadas, realizou na tarde desta sexta-feira,18, audiência pública para discutir a instalação de um parque de geração de energia solar fotovoltaica, via Parceria Público Privada (PPP), no município. Participaram do evento realizado no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela, secretários municipais, empresários, vereadores e membros da sociedade civil organizada.

Durante a audiência, a empresa Drª Sol Soluções em Energia apresentou prévia do projeto e esclareceu dúvidas técnicas dos presentes. Também foram destacados os benefícios da utilização de energia renovável para a administração municipal.

Segundo projeto, a instalação das usinas demanda área de aproximadamente 100 mil m². O local da instalação será definido posteriormente, conforme disponibilidade de áreas públicas na cidade.

“Essa iniciativa está inserida dentro do projeto Cidade Inteligente. Uma cidade inteligente não é apenas computador e fibra óptica. A construção das usinas de geração de energia vai beneficiar a administração municipal e também toda cidade, inclusive, o setor produtivo que demanda muita energia”, avalia o secretário da Fazenda, André Rosa.

A expectativa da Prefeitura de Aparecida e de que as obras de instalação das usinas serão iniciadas 120 dias após a conclusão da licitação. “Nossa expectativa é terminar o processo licitatório até o final do ano e iniciar a execução já no início de 2023”, aponta a secretária executiva de Parcerias, Naira Andrade.

A secretária também destacou as próximas fases do processo. “Agora, vamos finalizar o projeto e elaborar minuta para consulta pública do edital”.

Economia

A expectativa inicial da administração é de que R$ 150 mil serão economizados mensalmente, calculados através do desconto mínimo exigido no edital. Inicialmente a economia anual deve ser de R$ 1,8 milhões.

“Economicamente viável, o projeto apresenta diversos benefícios ao Poder Público Municipal, entre eles, a economia de 5% mensamente no valor gasto com energia elétrica durante 20 anos. Após esse período, as usinas serão transferidas sem ônus para a Prefeitura de Aparecida”, disse o diretor comercial da empresa responsável pela apresentação do projeto.

Vantagens da energia solar

A escolha da energia solar vem da preocupação de produzir-se eletricidade a partir de uma fonte renovável, ou seja, que não se esgotará na natureza: a luz do sol. A energia solar fotovoltaica atua a partir da conversão da luz do sol em eletricidade a partir do efeito fotoelétrico. Seguem abaixo suas principais vantagens:

1. É renovável, pois a luz do sol ainda permanecerá ativo durante alguns bilhões de anos;

2. Não requer nenhum tipo de adaptação, pois nas áreas de maior insolação, a energia solar está sempre presente sem a necessidade de intervenção humana;

3. Disponibilidade gratuita da luz do sol, sem a necessidade de nenhum tipo de controle de suas fontes em casos de utilização;

4. Uma forma limpa de produzir energia, não emite poluentes na atmosfera;

5. Não são necessárias grandes áreas para a produção e energia solar, e nem qualquer tipo de desmatamento.