Projeto tecnológico de Aparecida é tema de mesa redonda sobre Cidades Inteligentes e Criativas

Por Rackel Vieira

6 de agosto de 2021

Por Rackel Vieira

6 de agosto de 2021

Foto: Secom Aparecida

O projeto Smart City (Cidade Inteligente) implantado em Aparecida de Goiânia, referência para diversos municípios goianos e brasileiros, envolve muitas ideias e criatividades e foi tema da 1ª Mesa Redonda Criativa, realizada nesta quinta-feira, 05, pelo Comitê Aparecida Criativa. O evento foi transmitido pelo Youtube e contou com a participação do prefeito Gustavo Mendanha; do secretário executivo de Turismo e Relações Internacionais, Guido Marco, que é membro do Comitê Aparecida Criativa, e do idealizador do Fórum Internacional de Cidades Criativas (FICC), Décio Coutinho.

“Entendemos que para Aparecida se consolidar em uma cidade inteligente de fato, temos que envolver toda a sociedade no projeto, para que desenvolvam ideias criativas. Para isso criamos o Comitê que integram empresários, professores e sociedade em geral, que pensam em projetos criativos para implantar no nosso município e a primeira ação é essa mesa redonda”, explicou Guido Marco.

Na ocasião, Gustavo Mendanha apresentou os pontos mais importantes do projeto Cidade Inteligente, já implantados em Aparecida, que é o Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) e o sistema de videomonitoramento. Estes monitoram em tempo real as principais avenidas, praças e órgãos públicos, atuando de forma preventiva no combate à criminalidade.

“Para isso foram implantados 700 quilômetros de fibra óptica. Hoje, o município já conta com 420 câmeras instaladas em avenidas, parques, praças e órgãos púbicos. A tecnologia auxilia as forças de segurança na prevenção e combate às práticas criminosas. Outras duas mil câmeras irão monitorar escolas, postos de saúde e demais prédios públicos em toda cidade”, detalhou o prefeito.

Segundo Gustavo, uma Cidade Inteligente busca soluções criativas. “Cidade Inteligente é integração, conectividade, sustentabilidade, mobilidade, facilidade de pessoas terem acesso ao serviço público, é buscar mecanismos para tornar a cidade mais eficiente. Outro ponto é ter cidadãos inteligentes, e a mesa redonda é importante para promover isso. Como gestor apresento o projeto e minhas ideias e a sociedade adquire conhecimentos, dão seu ponto de vista. Desta forma encontraremos juntos soluções criativas para a cidade”, reiterou o gestor.

O realizador do Fórum Internacional de Cidades Criativas (FICC), Décio Coutinho, parabenizou o prefeito pela implantação do projeto Smart City em Aparecida de Goiânia. “É uma honra estar neste painel com um dos maiores gestores de municípios do mundo que é o prefeito Gustavo Mendanha. O trabalho que está sendo realizado em Aparecida é uma referência não só nacional, mas mundial e eu acho que muita gente de fora tem que aprender com essa gestão”, frisou.

Para Décio, a cidade criativa é aquela que é focada nas pessoas, assim como é feito em Aparecida. “O desafio que a gente tem é de entender a criatividade como um dos principais eixos de desenvolvimento da cidade. A cidade criativa precisa trabalhar em redes de pessoas, e a rede precisa de espaços, ferramentas, tecnologias, condições de se fortalecerem. Através dos encontros e das trocas é que a criatividade cresce. A criatividade na cidade é um elemento de transformação social, desenvolvimento territorial, desenvolvimento econômico, de valorização das questões ambientais, entre outros”, ponderou.

Segundo o secretário executivo de Turismo e Relações Internacionais e também criador do Comitê Aparecida Criativa, Guido Marco, as Mesas Redondas Criativas serão realizadas sempre nas primeiras quinta-feiras do mês. “Em intervalos regulares, organizamos uma mesa redonda criativa online com personalidades que falam sobre vários temas na área de Criatividade”, explicou.

O próximo tema será “Criatividade e Tecnologia na Escola”, no dia 02 de setembro, às 20h, depois os tópicos “Criatividade empresarial”, “A criatividade e a força da mulher” que terão as datas definidas.

Comitê Aparecida Criativa

O Comitê Aparecida Criativa foi criado no mês de abril de 2021, em que se comemora o dia Mundial da Criatividade. É um grupo de 22 cidadãos aparecidenses movidos pelo o objetivo de despertar a criatividade e a inovação em seus sentidos mais amplos e nos diversos contextos da vida. O Comitê visa ainda a efetivação da criatividade na cultura, artes, educação e em outros âmbitos. Também discute e apresenta projetos de integração concreta da Criatividade junto à sociedade.

O objetivo é tornar Aparecida em uma cidade criativa e receber o título oficial de cidade criativa. Atualmente, dez cidades brasileiras fazem parte da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco, que, desde 2004, reconhece mundialmente esforços de cidades para colocar a economia criativa, por meio de projetos turísticos e culturais, no centro de planos de desenvolvimento urbano.