Projeto Vacina mais perto de você atende adolescentes e comunidade do Jardim das Cascatas

Por Polliana Martins

3 de novembro de 2021

Por Polliana Martins

3 de novembro de 2021

Foto: Enio Medeiros

Secretaria de Saúde imunizou hoje adolescentes contra a Covid-19 e outras doenças no principal colégio da comunidade quilombola no município. Pasta prepara, ainda, para o próximo dia 9, a retomada do cronograma de vacinação escolar

Nesta quarta-feira, 3 de outubro, além da retomada da vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Aparecida realizou uma nova ação do projeto “Vacina Mais Perto de Você”, que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos imunizantes. Desta vez, os profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) estão vacinando adolescentes contra a Covid-19 e outras doenças no Colégio Estadual Jardim Cascata, no Jardim das Cascatas, principal escola da comunidade quilombola local.

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, destacou a importância do “Vacina Mais Perto de Você”, que leva a vacinação para localidades mais distantes, na abertura dos trabalhos desta manhã: “É algo fundamental. Hoje devemos imunizar mais de 280 adolescentes contra a Covid-19 e atualizar a caderneta deles com outras vacinas também indispensáveis da Campanha de Multivacinação, tais como contra HPV, Meningite, Influenza e Febre Amarela. Por diferentes motivos, muitos não foram imunizados e precisamos reverter isso para proteger vidas”.

Garotada consciente

Público-alvo da iniciativa, os adolescentes do Colégio vibraram com a vacinação. Ketlin Gabriela Nascimento, 12 anos, estudante do sétimo ano, tomou quatro vacinas: “Tomei contra a Covid-19, febre amarela, H1N1 e outra. Eu ainda não tinha vacinado pela dificuldade de ir até os postos, mas hoje tive a oportunidade, aqui, e essas vacinas são muito importantes”.

Ana Clara Ferreira Lustosa, 13 anos, também aluna do sétimo ano, tomou três vacinas e ressaltou que ainda não tinha sido imunizada porque “minha mãe não podia ficar saindo. Sei que é vital a vacinação para se prevenir contra as doenças e com certeza eu e minha família vamos ficar mais seguras agora”. Já Daniel Pedro Ferreira, 15 anos, celebrou as cinco vacinas recebidas: “Tomei contra a Covid-19, Hepatite, Febre amarela e outras duas que nem lembro mais. É muito importante para prevenir doenças e se manter sadio”.

Retomada da vacinação escolar

Renata ainda informou que, a partir do próximo dia 9, a SMS vai retomar o cronograma de vacinação escolar: “Todos os CMEI’s serão priorizados no inicio e depois atenderemos as escolas municipais e estaduais de Aparecida com todas as vacinas para proteger crianças e adolescentes de eventuais surtos de doenças. Isso é essencial”.

O coordenador da Igualdade Racial de Aparecida, André Luiz, visitou as atividades no Jardim das Cascatas e explicou que “fomos acionados por essa Escola sobre a vacinação dos jovens e a Prefeitura e todas as pastas envolvidas tiveram sensibilidade, viram a importância desse trabalho e vieram realizá-lo. Em breve, o mesmo será feito em todas as escolas do Município porque em Aparecida o objetivo é que todas as pessoas sejam vacinadas e possamos retornar à normalidade possível o quanto antes”.

Satisfeita, a gestora do Colégio Estadual Jardim Cascata, Rita Cássia Pessoa de Souza, disse que ela e a equipe da instituição perceberam que muitos alunos tinham dificuldade de acesso aos locais de vacinação. “Então, após um levantamento interno e com o propósito de proteger os estudantes e ajudar os pais e responsáveis, constatamos que, dos nossos 642 alunos, cerca de 400 precisavam de vacinas, solicitamos essa ação tão importante e fomos atendidos”.