Projovem Adolescente forma 275 alunos em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 18 de dezembro de 2012 – O prefeito Maguito Vilela e a primeira-dama e secretária de Ação Social de Aparecida, Carmem Sílvia, entregaram hoje, 18, os certificados de conclusão do curso de Convivência Social, Participação Cidadã e Formação Técnica Geral para o Mundo do Trabalho a 275 jovens que participam do programa Projovem Adolescente no município.

“Fico extremamente feliz em entregar estes certificados a jovens do nosso município, porque a qualificação é importante em todas as idades. Aqui, damos o primeiro passo para a formação deles. A Ação Social, através de seus programas, tem tirado os jovens das ruas, das drogas, que é o maior mal da humanidade”, salientou Maguito.

O curso está sendo ministrado desde 2009, em três ciclos e qualificou um total de 275 jovens. As aulas ficaram à cargo dos orientadores sociais de cada um dos quatro centros de Referência em Assistência Social do Município (Cras) – Internacional Park, Iracema Medeiros, Jardim Olímpico, Hamilton Fidelis e no Nova cidade – e orientados pela supervisora Sônia Matheus. As aulas eram realizadas em três dias por semana, em contra turno com o horário da escola.

“Nosso trabalho vai além do social, buscamos desenvolver em cada jovem o seu potencial, com cursos, aulas de Hip Hop, passeios, grafitagem, entre outros trabalhos culturais, sociais e esportivos desenvolvidos ao longo do curso. O resultado são jovens mais motivados, mais atentos e produtivos”, observou Carmem Silvia.

A coordenadora do Projovem Adolescente em Aparecida, Valéria Moraes, também agradeceu o apoio da administração municipal e de todos os profissionais da área social envolvidos no projeto. “Graças ao empenho de gestores tão envolvidos com o social pudemos fazer um trabalho significante em Aparecida. Nossa expectativa é de poder ampliar ainda mais nossos serviços neste próximo mandato que se inicia em janeiro”, avisou a coordenadora.

Lucivânia Ferreira, que foi a primeira inscrita no programa, recebeu o certificado das mãos do prefeito e o exibiu com orgulho. “É muito bom fazer parte desse processo. Hoje me sinto mais preparada para o futuro”, comentou a jovem formanda. Também estiveram presentes no evento, os secretários Kelson Cruz (Esportes), Anésio Rodrigues (Cultura), Limênia Alves (Habitação), orientadores e os alunos concluintes dos cursos.

PROJOVEM – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo são, em sua maioria, jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens. O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

Aparecida possui atualmente 13 coletivos com 325 jovens ao todo. As atividades desenvolvidas com eles acontecem nas 4 unidades de Cras e 2 entidades não governamentais conveniadas com a Secretaria de Ação Social.