Pronatec certifica alunos de três cursos técnicos

Foto: Jhonney Macena

Aparecida de Goiânia, 03 de dezembro de 2014 – “O curso do Pronatec foi uma oportunidade única. Acredito que vai contribuir muito para minha carreira profissional”. A afirmação é da administradora de empresas recém-formada, Maria Frota, de 24 anos, que recebeu na noite desta terça-feira (02), o certificado de conclusão do curso de Inglês Básico, ministrado pelo IFG de Aparecida de Goiânia dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Junto com ela, outros 36 alunos também concluíram os cursos de Montador e Reparador de Computadores, Almoxarife de Obras e Inglês Básico.

A jovem, que é moradora do setor Santo André, garante que continuará acompanhando as divulgações de cursos do programa pelo site do Instituto Federal de Goiás a fim de se aperfeiçoar. “O inglês é essencial para qualquer profissional e o acesso ao curso não é difícil. Me informei na Secretaria de Assistência Social e recebi todas as orientações para me inscrever”, conta Maria Frota, que planeja passar pelos cursos de Inglês Intermediário e Inglês Avançado nos próximos anos.

A entrega dos certificados foi feita pelo prefeito Maguito Vilela; pela diretora-geral do campus do IFG de Aparecida, Ana Lúcia Siqueira de Oliveira; pelos secretários Adriano Montovani de Oliveira (Trabalho e Emprego) e Domingos Pereira (Educação); pelo coordenador-adjunto da Bolsa-Formação/Pronatec na Reitoria do IFG, Dorian Erick de Castro, que na ocasição representou o professor Jerônimo Rodrigues da Silva, magnífico reitor do Instituto Federal de Goiás; além da diretora de Cultura de Aparecida, Diva do Cais, em representação à secretária de Cultura e Turismo Luciana Guimarães.

“Além de dar um norte à essas pessoas que estão buscando uma carreira profissional, o Pronatec permite que elas continem se aperfeiçoando já que oferece muitos cursos profissionalizantes e de capacitação. Além disso, o próprio IFG oferece oportunidades de cursos superiores gratuitos. Portanto, o Pronatec e o IFG, que tem mudado o status do nosso município, são essenciais na formação de nossos trabalhadores”, afirmou o prefeito Maguito Vilela.

De acordo com a diretora-geral do campus Aparecida, Ana Lúcia Siqueira de Oliveira, o grande objetivo do IFG, por meio do Pronatec, é fazer com que o profissional se certifique para ocupar as vagas de trabalho que estão sendo disponibilizadas no município. “Muitas vezes o trabalhador já está até atuando na área mas não melhora sua posição ou salário por falta de aperfeiçoamento. Nosso papel é auxiliá-los nisso”, informou a diretora.

Os secretários de Trabalho e Educação reiteraram as falas da diretora. “Somente hoje o Sine captaneou 1,8 mil vagas de emprego em Aparecida. Portanto, os trabalhadores devem nos procurar. Estamos à disposição para fazer esse encaminhamento ao mercado ou aos cursos do Pronatec, caso necessite de uma qualificação para assumir uma dessas vagas”, informou Adriano. “O importante é o resultado positivo em favor da população e, nesse sentido, todas as nossas secretarias estão todos à disposição da população para orientar e contribuir com o crescimento da cidade”, sublinhou Domingos Pereira.

A solenidade de entrega de certificados aos alunos do Pronatec foi acompanhada ainda pela coordenadora adjunta do Pronatec do Campus Aparecida, Márcia Tatiane Cardoso Trindade; pelo diretor administrativo da instituição, Divino Alvarenga; além de familiares e amigos dos formandos, que foram prestigiados em seguida com um coquetel oferecido pela direção do IFG. Os três cursos tiveram duração de três meses. A partir de 2015, além dos cursos já previstos na grade do Pronatec, será incluído o de Gestão Cultural, em parceria com a Secretaria de Cultura.