Protocolo de intenções marca lançamento de Parque Municipal

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Fabiano Araújo

O parque integra o primeiro bairro planejado de Aparecida de Goiânia e será construído por meio de parceria público-privada com quatro incorporadoras.

 

Aparecida de Goiânia, 29 de junho de 2013 – Um protocolo de intenções assinado na manhã deste sábado, 29, entre a prefeitura de Aparecida de Goiânia e o grupo de incorporadoras EBM, Terral, GPL e Tropical Urbanismo, no Residencial Recanto do Cerrado, marcou o lançamento das obras do primeiro parque urbanizado do município. O parque receberá o nome do ex-prefeito Elmar Arantes Cabral, que governou o município entre 1974 e 1977. O projeto que propõe a homenagem está na Câmara de Vereadores para apreciação após o recesso do Legislativo municipal.

 

O protocolo de intenções de parceria consorciada foi assinado pelo vice-prefeito de Aparecida de Goiânia, Ozair José (PT), pelos secretários Fábio Camargo (Meio Ambiente), Afonso Boaventura (Planejamento) e Euler de Morais (Governo), e pelos diretores das incorporadoras Guilherme Pinheiro de Lima (GPL), Antônio Carlos da Costa (Tropical Urbanismo), Élbio Moreira (EBM), Marcelo Borges Silva e Leonardo de Oliveira (ambos da Terral).

 

Para o vice-prefeito Ozair José (PT), que representou o prefeito Maguito Vilela (PMDB) na solenidade, a parceria público-privada é muito importante para a cidade e que o parque beneficiará a todos os moradores. “Temos de aproveitar este momento que Aparecida vem vivenciando, de pela expansão e desenvolvimento para criarmos meios de melhorar a qualidade de vida de nossos moradores. E o parque municipal é um bem que poderá ser usufruido por toda a população”, afirmou Ozair José.

 

As obras do parque, que integrará o Parque América, primeiro bairro planejado de Aparecida de Goiânia, já foram iniciadas com a terraplanagem da área. Com 44.693,65 metros quadrados, o Parque Municipal de Aparecida de Goiânia será implementado pelas incorporadoras e entregue ao poder público, que ficará responsável pela manutenção, à exemplo do que vem sendo feito em Goiânia. O parque será, portanto, aberto ao público. pois tanto os moradores do bairro planejado quanto os demais aparecidenses poderão usufruir de toda infraestrutura.

 

Segundo o diretor da Tropical Urbanismo, Antônio Carlos da Costa, a parceria público-privada é o tipo de parceria onde três lados ganham. “Ganha o empreendedor, ganha o município e principalmente ganha a população que poderá usufruir de um local de lazer e descanso próximo de sua casa. A construção do parque municipal dará um grande impacto na melhoria da qualidade de vida dos aparecidenses, além de valorizar ainda mais a região”, enfatizou o Guilherme.

 

O Deputado Estadual Daniel Vilela enfatizou a importância das obras e salientou os investimentos que a prefeitura tem feito na região, como a pavimentação dos bairros Vila Maria, Candido de Queiroz, Jardim Bonanza, Parque Santa Cecília e Parque Primavera. “Estão sendo investidos cerca de R$ 70 milhões em obras de infraestrutura como pavimentação, implantação de galerias de água e esgoto, saúde e educação nesta região, que foi por muito tempo esquecida. E a construção  deste parque é um marco, não só imobiliário, mas também em desenvolvimento”.

 

O analista de sistema, Regis Fernandes Ribeiro, morador da Vila Alzira, bairro vizinho ao local onde será construído o parque municipal disse estar contente e que a implantação do parque é muito importante. “Estou muito contente, pois até hoje não tínhamos um local de lazer e descanso e Aparecida precisava de uma obra como esta”, falou o morador.

 

Estiveram presentes na solenidade de lançamento das obras do primeiro Parque Municipal de Aparecida de Goiânia, o promotor Érico de Pina, que é flho do ex-prefeito Elmar Arantes Cabral, membros da família Cândido, pioneiros de Aparecida, os secretários Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Ronnie Barbosa (Habitação), Adriano Montovani (Trabalho), Jório Rios (Regulação Urbana), Eli de Faria (AparecidaPrev), Marinho Rezende (Procon), Carlos Eduardo (Fazenda), Léo Mendanha (ASA), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano) e Valdemir Souto (SMTA). Além dos vereadores Ezízio Barbosa (PMDB), Antônio Ribeiro (PRTB), Helvecino Moura (PT) e Manoel Nascimento (PSDB)

 

Parque Municipal – O projeto de construção do Parque Municipal Elmar prevê a implantação de um playground linear com atividade para diferentes idades, quadra poliesportiva, quadra de areia para prática de esportes na areia, pista de caminhada e uma praça para eventos. Ao fundo, haverá uma mata preservada.

 

A obra será dividida em duas etapas, a primeira com conclusão ainda em 2013 e a segunda para o final de 2014, junto com os dois primeiros empreendimentos do bairro planejado. A primeira etapa será destinada à implantação dos equipamentos do parque, ou seja, os playgrounds, pista de caminhada, quadra esportiva e uma praça central para eventos. No pico da obra, cerca de 50 trabalhadores estarão no local.

 

Em 2014, a segunda etapa será voltada à recomposição florística do bosque, integrado de mata preservada na Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Bonanza em um total de 21.987,63 metros quadrados. Além disso, haverá mais 9.579,60 metros de área verde distribuídas no entorno do Parque, que serão implantadas nesta etapa.

 

Sustentabilidade e Acessibilidade

 

O Parque Municipal será construído respeitando a topografia do terreno. Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Maria Ester Souza, que trabalha em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, os desníveis do terreno foram utilizados para a criação de espaços diferentes. “Onde havia um declive aproveitamos para colocar um banco ou um escorregador. É algo importante, pois mantém o equilíbrio do solo e a permeabilidade natural”, explica a arquiteta.

 

Como o terreno do bairro ainda apresenta declividade de 30 metros até o encontro com a área de proteção ambiental que integra o parque municipal, serão criados ainda os Jardins Drenantes para diminuir o impacto e a velocidade da água da chuva. Os jardins consistirão em longas faixas de pedra que se integram à paisagem, absorvendo o volume de água e reabastecendo o lençol freático. O passeio será dividido entre piso e área com grama para contribuir com a drenagem da água.

 

O parque também será construído em conformidade com a Norma Brasileira de Acessibilidade, contemplando as pessoas com mobilidade reduzida. Rebaixamentos nas calçadas, com rampas de declividade inferior a 5% serão construídas. “Estamos estudando outras medidas para tornar o parque o mais democrático possível”, explica o engenheiro responsável pela obra, Raphael Mello Moraes Gualberto. A pista de caminhada será em concreto liso desempenado, para segurança e conforto dos usuários.

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)