Qualidade de vida da população é foco das ações de limpeza e manutenção na cidade de Aparecida

Por Elzenúbia Moreira

14 de junho de 2018

Por Elzenúbia Moreira

14 de junho de 2018

Foto: Valdir Antunes

Cidade limpa, iluminada, com canteiros e jardins públicos bem cuidados é sinônimo de qualidade de vida, progresso e desenvolvimento. É com este propósito que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) de Aparecida percorre todos os cantos do município realizando serviços necessários para garantir o bem-estar da população ao circular pelas ruas e avenidas da cidade.

Em maio, as equipes de roçagem realizaram a varrição, capina manual e mecanizada em dezenas de bairros, sendo mais de 4,2 milhões de metros quadrados limpos, incluindo escolas e 77 feiras, que recebem o serviço semanalmente. Foi realizada a poda de 18 árvores e 17 foram retiradas, além de 23 mil toneladas de lixo e entulhos recolhidos das ruas e lotes vagos do município.

O envolvimento e participação do cidadão na manutenção da limpeza urbana foi um assunto abordado pelo secretário da pasta Fábio Passaglia. “A população precisa entender a diferença entre resíduos sólidos e domiciliares. O descarte do entulho de obras e móveis, por exemplo, é de responsabilidade do morador e a coleta de lixo doméstico é realizada por nossas equipes que atendem 100% do município”, pontuou.

E para garantir segurança e maior tranquilidade dos cidadãos, a secretaria atendeu o pedido de mais de 4 mil moradores que solicitaram trocas de lâmpadas em diversos bairros do município. O resultado do serviço ainda é acompanhado por uma equipe que entra em contato com o cidadão que fez o pedido, e 91,4% avalia como ótimo e bom.

De acordo com o secretário da pasta Fábio Passaglia, os benefícios dos serviços oferecidos pela secretaria são fundamentais para proporcionar e melhorar a qualidade de vida de quem vive em Aparecida. “Nosso objetivo é garantir uma cidade limpa, com menos doenças, assim colaboramos com a saúde pública, economia e com o meio ambiente“, ressaltou.

Praças e parques promovem qualidade de vida

Alongar-se e fazer exercícios físicos ao ar livre também são práticas que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano tem trabalhado para se tornarem cada vez mais comuns na vida dos cidadãos do município com as Academias da Terceira Idade (ATI). Além de possibilitar e incentivar a prática de atividades físicas, as 52 academias também promovem qualidade de vida e contribuem para a socialização da comunidade. Por esta razão, neste ano serão entregues aos aparecidenses novas unidades.

Para contribuir com a arborização urbana e garantir o conforto e bem-estar de quem vive em Aparecida, a SDU realizou no mesmo período o plantio de três mil mudas em vias públicas, parques, jardins e polos empresariais e industriais. O serviço é executado quando as equipes percebem a necessidade de árvores nos espaços urbanos e quando recebem pedidos de moradores e empresas.

As árvores funcionam como um filtro ambiental, reduzindo a poluição atmosférica, diminuindo a insolação e a velocidade dos ventos, amenizando o calor e abafando ruídos. As árvores também contribuem no combate à erosão e servem de abrigo e alimento para as aves.

Mutirão de limpeza no Prefeitura em Ação

No mesmo período, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano participou da oitava edição do Prefeitura em Ação, que levou diversos serviços gratuitos para a população do bairro Madre Germana e região de 14 a 18 de maio. Durante toda a semana foram realizadas ações de limpeza, roçagem, podas de árvores, retirada de entulhos, troca de lâmpadas, recapeamento, dentre outros.

O trabalho das equipes mudou a aparência dos seis bairros atendidos pela ação – Madre Germana I, Dom Bosco I, Jardim dos Ipês, Vila Isaura, São Conrado e Jardim Maranata. Na iluminação, foi realizada a troca de 366 lâmpadas, 77 reatores e 600 relês. E na limpeza, entre recolhimento de entulhos das ruas e lotes, escolas, CMEIs e unidades de saúde foram retirados 52,5 toneladas de lixo, beneficiando todos os moradores e os cidadãos que passam pela região.