Quase 100% dos homicídios cometidos em agosto em Aparecida foram elucidados pela Polícia Civil

Por Daniela Ribeiro

4 de setembro de 2017

Por Daniela Ribeiro

4 de setembro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Dados estatísticos foram apresentados pelo delegado titular do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH), Anderson Pimentel ao prefeito Gustavo Mendanha

O prefeito Gustavo Mendanha recebeu nesta segunda-feira, 04, das mãos do delegado titular do Grupo de Investigações de Homicídios (GIH) de Aparecida de Goiânia, Anderson Pimentel, os índices de elucidação dos crimes ocorridos no município no mês de agosto. Segundo o delegado, a equipe de agentes do GIH conseguiu elucidar 93% dos homicídios ocorridos na cidade no mês que passou. A média dos oito meses do ano ficou em 62,5% de fechamento e elucidação dos inquérito.

“Mesmo com uma estrutura pequena atingimos a média mensal de outros países desenvolvidos e com maior aparato, como os Estados Unidos, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Criminalística. E esse número é possível graças ao esforço e comprometimento contínuo de nossas equipes na busca de dar uma resposta para a sociedade, como se fosse uma prestação de contas para todos e também para a prefeitura, que tem nos dado todo o apoio no nosso trabalho”, disse o delegado.

De acordo com os dados informados ao prefeito pelo GIH, dos 15 homicídios cometidos em agosto, 14 foram elucidados, sendo que esse que ficou sem resposta foi cometido no último dia do mês. Outro mês que teve índice acima da média foi em fevereiro que atingiu 85% de  esclarecimento, quando dos 14 crimes cometidos, 12 tiveram solução. “Também fazem parte das estatísticas apresentadas os casos de confronto entre policiais e criminosos”, salientou o delegado Anderson Pimentel. Em 2016 o mês com recorde de elucidação foi junho, com 81,25%.

De posse dos dados o prefeito Gustavo Mendanha destacou a importância do trabalho da Polícia Civil na busca de reduzir a criminalidade no município e também o apoio dado por meio das forças de segurança local. “Esses números positivos são importantes, pois mostra que o esforço de todos está tendo resultado e que o amparo que temos dado por meio da Guarda Civil tem ajudado nesse trabalho. Infelizmente a criminalidade em Aparecida ainda é alta, mas ver a Polícia elucidando os casos nos deixa mais tranquilos”, pontuou.

Efetivo – Gustavo Mendanha ressaltou ainda que tem pedido um maior efetivo ao governo do Estado e a sinalização é de que essa cobrança será atendida. “Além disso vamos investir na nossa Guarda Municipal com compra de equipamentos, armamento e munições, além de alugar viaturas para que os GCMs possam realizar um trabalho mais efetivo nas ruas, protegendo os prédios e praças públicas, auxiliando ainda as demais forças de segurança no município”, finalizou o prefeito.