Vilmar envia à Câmara projeto que garante reajuste aos servidores de Aparecida de Goiânia

Por Rodrigo Augusto

22 de maio de 2023

Por Rodrigo Augusto

22 de maio de 2023

Foto: Arquivo/Secom

Aumento de 4,18% contempla servidores ativos e inativos da prefeitura e do Poder Legislativo; nos últimos anos, ganho real supera 25%

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, enviou à Câmara Municipal projeto que reajusta o salário dos servidores em 4,18%, conforme previsto pela legislação. O porcentual corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBFGE) – considerando o período entre maio de 2022 e abril de 2023.

Leia também:

Vilmar Mariano sanciona reajuste do piso salarial dos professores

Educação convoca aprovados em Processo Seletivo Simplificado

Vilmar sanciona projeto que garante pagamento do piso aos servidores da saúde

Serão contemplados com o reajuste salarial anual os servidores ativos e inativos exceto os que são beneficiados com estatuto próprio. Se aprovado pelo Poder Legislativo, o aumento já será aplicado no próximo pagamento previsto para o dia 30, conforme cronograma da Prefeitura de Aparecida de Goiânia que realiza o pagamento de toda folha dentro do mês trabalhado.

“Estamos cumprindo rigorosamente o que determina a lei. Enviamos o projeto à Câmara Municipal porque cumprimos a legislação e porque respeitamos o servidor que colabora com a administração e com o desenvolvimento de nossa cidade. Sabemos da importância de cada trabalhador e contamos com o Legislativo para pagarmos o próximo vencimento já com o reajuste”, explica o prefeito Vilmar Marino.

Especial: Transformações na saúde e educação impulsionam desenvolvimento de Aparecida

O projeto da data-base do funcionalismo municipal destaca ainda que o valor aplicado concede reposição e ganho real ao salário dos servidores. “Nossa administração trabalha com responsabilidade fiscal e, graças a isso, podemos assegurar anualmente o repasse”, detalha Vilmar.

Impacto financeiro

O reajuste de 4,8% terá impacto mensal de R$ 1,9 milhões aos cofres da administração. Em média são aplicados R$ 47,8 milhões, mas com aplicação do aumento salarial o montante passa para R$ 49 milhões. Com isso, entre maio e dezembro de 2023, o impacto referente ao reajuste estimado será de R$ 17, 9 milhões.

Até o final de 2025, o montante impactado pela data-base, conforme estimativas projetadas com aplicação do IPCA será de R$ 54,5 milhões. Para 2024 a previsão é de reajuste de 4,14% e para o ano seguinte de 4%.

Ganho real

Nos últimos anos, os servidores de Aparecida de Goiânia tiveram ganho real superior a 25%. Em janeiro do ano passado, foram pagos 9,4% de reajuste referente ao período entre 2019 e 2021 em que a data-base ficou congelada em consequência da instabilidade financeira provocada pela pandemia de Covid-19.

Em maio de 2022, o prefeito Vilmar Mariano sancionou projeto concedendo a revisão geral anual no vencimento dos servidores públicos do município no porcentual de 12,13% referente ao período de maio de 2021 a abril de 2022. O montante, com os 4,18% do projeto enviado ao Legislativo, soma 25,71% de reajuste aos servidores.

Educação

Em março deste ano, a administração municipal reajustou o salário dos profissionais da educação em 14,95%, conforme o Piso Nacional da Educação.

“Realizamos o pagamento ainda dentro do mês trabalhado e asseguramos religiosamente a data-base. Isso demonstra nosso compromisso com a gestão e também nosso respeito aos valorosos servidores que nos ajudam a administrar Aparecida”, reforça Vilmar Mariano.