Rede de Cultura Viva de Aparecida recebe inscrições até 25 de janeiro

Por Klau Bueno

8 de janeiro de 2019

Foto: Rodrigo Estrela

Parceria entre Governo Federal e Prefeitura vai selecionar 28 projetos culturais

Os dois editais que vão selecionar 28 projetos que têm como objetivo criar uma Rede de Pontos de Cultura Viva em Aparecida seguem com as inscrições abertas até o próximo dia 25 de janeiro. Os dois documentos estão disponíveis no portal redepontosdecultura.aparecida.go.gov.br desde 10 de dezembro e vão selecionar Pontão e Pontos de Cultura e premiar Coletivos Culturais do município.

A ação é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, com contrapartida da Prefeitura de Aparecida e vai destinar R$ 900 mil para entidades culturais, sendo R$ 600 mil da União e R$ 300 mil da Prefeitura.

As inscrições para o credenciamento e seleção para a Rede de Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva no Município de Aparecida de Goiânia devem ser realizadas na Sede da Secretaria Executiva de Cultura, que fica no Centro de Cultura e Lazer José Barroso situada na Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2019 o horário das inscrições será estendido, ocorrendo das 10h às 17h. Maiores informações podem ser solicitadas por meio do e-mail culturaviva@aparecida.go.gov.br ou pelo telefone 3545-1123.

No portal Cultura Viva os interessados podem esclarecer dúvidas entrando no item Perguntas Frequentes, como “O que é Ponto de Cultura?”, “Por que ser um Ponto de Cultura?”, “Qual a diferença entre Ponto e Pontão de Cultura?”, “Posso ter um Ponto e um Pontão de Cultura?”, “Como me declarar um Ponto de Cultura?” e outras.

Ao final da execução dos planos, a Prefeitura de Aparecida vai promover uma TEIA Cultural, que é um encontro com o objetivo de difundir os talentos de Aparecida em dança, música, teatro, catira, quadrilha, congada, folia e outros, prevista para dezembro de 2019.

“A SDC batalhou durante todo o ano de 2018 para conseguir movimentar essa Política de Estado que envolve os Pontos de Cultura. Isso vai nos incluir no circuito do Programa Cultura Viva, que é uma ação importante do Governo Federal, pois dissemina a execução dessas atividades em todo o território nacional. Os Pontos de Cultura contribuem com a integralização educacional, trabalhando música, teatro, dança, literatura, artes visuais, cultura popular e outros segmentos culturais nesses ambientes”, declarou o secretário executivo de Cultura, Avelino Marinho.