Rede Municipal de Educação de Aparecida ganha dois novos ônibus escolares

Por Rackel Vieira

7 de junho de 2021

Foto: Enio Medeiros

Com a chegada dos novos veículos, somam-se 14 ônibus para o transporte escolar de 898 estudantes da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia (SME) recebeu dois novos ônibus escolares que serão utilizados para fazer o transporte de alunos que moram na zona rural para as unidades escolares da zona urbana. As chaves dos veículos foram entregues, na manhã desta segunda-feira, 07, na Cidade Administrativa Maguito Vilela, pelo deputado federal José Nelton (Podemos), que destinou a emenda parlamentar para a aquisição dos ônibus.

O prefeito Gustavo Mendanha celebra a chegada de mais um benefício para a população de Aparecida. “Os novos veículos chegaram para somar a frota atual de ônibus escolares no momento propício em que estamos avaliando a retomada das aulas presenciais. Os ônibus devem atender, principalmente, as crianças que moram na região leste do município e que estudam nas escolas com a distância maior que dois quilômetros. Ou seja, para estudantes que moram na zona rural e estudam na zona urbana”, destacou o prefeito.

Os Ônibus Rurais Escolares (ORE-1) são da fabricante Volkswagen, modelo Neobus Thunder, ano 2021, modelo 2022.  A aquisição dos veículos feita via emenda parlamentar custaram aos cofres do Ministério da Educação cerca de R$ 387 mil. “O povo quer obras, ações e compromissos com a saúde e com a educação brasileira. Quando destinei essa verba para Aparecida pensei em dois ônibus inclusivos para nossas crianças. Isso é só o início do meu trabalho nesta cidade, vamos trabalhar muito mais com destinação de emendas para atender todas as áreas”, salientou o deputado federal, José Nelton.

Segundo o catálogo de informações técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), os veículos da categoria ORE-1, na qual estão inseridos os dois automóveis recebidos pela Prefeitura, têm capacidade para realizar o transporte de até 29 estudantes sentados. Além disso, foram projetados também para contemplar o quesito acessibilidade da inclusão escolar e contam com Plataforma Elevatória Veicular (PEV), o que favorece, portanto, o eventual embarque de alunos com deficiência e alunos cadeirantes.

Conforme dados da SME, até março de 2020, ocasião em que as atividades presenciais foram suspensas nas escolas e CMEIs, quando professores e alunos tiveram de migrar para o Regime de Aulas Não Presenciais (REANP), a Prefeitura Municipal atendia 782 alunos com o seu Programa de Transporte Escolar, que possui atualmente 12 veículos disponíveis. Assim que ocorrer o retorno das aulas presenciais, a expectativa é que outros 116 alunos possam ser atendidos pelo programa com a chegada dos dois novos ônibus escolares.

O vereador Orlanes Maranhão (DEM) ressaltou a importância dos investimentos na área da educação. “É a Educação que promove as transformações que precisamos, que constrói um mundo melhor, que proporciona a democracia, que gera a paz e uma vida melhor para as pessoas. Então estamos no caminho certo. Em nome da Câmara Municipal e de todos os aparecidenses agradeço esse benefício para nossa cidade”, ressaltou o parlamentar na solenidade de entrega dos ônibus, ao lado dos vereadores Marcos Miranda (Republicanos) e José Filho (PSDB).