Rede Municipal de Educação de Aparecida retorna as aulas presenciais em modelo híbrido

Por Juliana Fulquim

9 de agosto de 2021

Por Juliana Fulquim

9 de agosto de 2021

Foto: Enio Medeiros

Com todos os protocolos contra o coronavírus sendo seguidos as unidades escolares voltaram às aulas presenciais nesta manhã nas escolas e cmeis de Aparecida de Goiânia

As 115 unidades escolares de Aparecida de Goiânia retornaram às aulas presenciais nesta segunda-feira, 9, com a liberação para 30% dos alunos matriculados, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação (SME). Para o secretário da pasta, professor Divino Gustavo, a retomada das aulas presenciais é um desafio para toda a Rede Municipal de Educação, mas essencial para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. “Todo o retorno foi pensando para que profissionais e alunos tenham segurança, por isso os protocolos estão sendo respeitados”, comentou.

Na Escola Municipal Luiz da Paixão Viana o retorno às aulas nesta primeira semana contemplará os alunos com baixa conectividade com internet, alunos com alguma necessidade especial ou com dificuldades para aprendizagem. “Entendemos as dificuldades dos alunos para o aprendizado, por isso ficamos felizes com o retorno, sendo feito de forma segura para todos”, comentou a diretora Neyle Chistiane Soares Lino.

O diretor Alex Ramos do CMEI Azélia de Oliveira, o retorno em sua unidade de ensino será feita de forma gradual, com os pais sendo informados com antecedência da data que seus filhos poderão ir presencialmente às aulas. “Nosso planejamento está focado em atender 32 crianças por dia, sendo dos agrupamentos IV e V”, destacou.

Para o retornar com as aulas em formato de rodízio, às unidades precisaram se adaptar aos protocolos estabelecidos pelo Comitê de Prevenção à Covid-19 de Aparecida de Goiânia, como o uso de máscaras, dispenser de álcool em gel, termômetros para aferição da temperatura de todos os que entram no ambiente demarcação de distância média das carteiras e mesas nas salas de aula, bem como em espaços de uso coletivo.

No planejamento pedagógico desta primeira semana de aulas em sistema híbrido estão previstas atividades de acolhida e nivelamento para os alunos, além do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAP). “Toda volta às aulas traz para os alunos uma ansiedade para rever os colegas de sala. E neste ano temos o sentimento de novidade, pois, muitos de nossos alunos é a primeira vez que assiste uma aula de forma presencial.” concluiu o secretário.