Redutores de velocidade são instalados na Avenida Jataí no Jardim Bela Vista em Aparecida

Por Ruslayra Peixoto e Daniela Ribeiro

6 de maio de 2019

Por Ruslayra Peixoto e Daniela Ribeiro

6 de maio de 2019

Foto: Enio Medeiros

Os quatro equipamentos já instalados funcionam em caráter educativo por um mês

Na busca de promover melhorias na mobilidade urbana e um trânsito mais seguro em Aparecida, a secretaria executiva de Mobilidade Urbana instalou de duas lombadas eletrônicas e dois radares de velocidade ao longo da Avenida Jataí (Eixo Norte Sul 01), na região Leste do município. Os quatro pontos funcionam em caráter educativo desde o dia 25 de abril, a fim de alertar os condutores que trafegam pelo local e após um período de 30 dias, começam as autuações.

“As lombadas e redutores de velocidade, já instalados, ficam na região do Jardim Bela Vista, e têm como objetivo deixar o trânsito mais seguro no local onde há grande fluxo de veículos e também de pedestres. Após o período educativo, as lombadas com limite de 40km/h e os radares com limite de velocidade a 60km/h começarão a fiscalização de fato”, destacou o secretário de Mobilidade, Avelino Marinho.

Além destes quatro pontos de fiscalização, o secretário ressalta que outros quatro estão em estudo para instalação, percorrendo toda a avenida. “Vamos instalar redutores de velocidade nos pontos onde há maior fluxo e travessia de pedestres, promovendo a segurança e condições de estrutura, melhorando a fluidez do trânsito e reduzindo os acidades”, sublinhou Avelino.

O secretário explica que toda a cidade passa por estudos e projetos de mobilidade. “Esses projetos que ou estão em estudo ou já sendo executados, visam a promoção de uma maior mobilidade, fluidez e segurança nas ruas e avenidas de Aparecida. Pois um trânsito melhor é uma responsabilidade de todos, desde pedestres, ciclistas e motoristas, por isso é importante que as leis e normas sejam respeitadas e que todos sejam responsáveis tanto na direção quanto ao atravessar as pistas”, pontuou Avelino Marinho.

Fiscalização – A assinatura da ordem de serviço para a implantação dos radares e lombadas eletrônicas na Avenida Jataí foi realizada durante a 14ª edição do Prefeitura em Ação, que beneficiou, em abril, os bairros da região do Jardim Olímpico. Na ocasião, o prefeito Gustavo Mendanha destacou a importância da via para a cidade. “Este eixo se tornou essencial para a trafegabilidade de veículos dentro de Aparecida, pois ele interliga toda a região Leste da cidade, saindo do Jardim Bela Vista e chegando ao setor Retiro do Bosque. São mais de 13 quilômetros de extensão, sendo uma opção à BR-153. E como a região possui muitos moradores e comércios é necessária a instalação dos equipamentos de controle de velocidade”, sublinhou o prefeito.