UPA Brasicon está com 70% das obras de reforma concluídas

Por Ana Clara Dias - SMS

26 de setembro de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

A reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor Brasicon está com 70% das obras concluídas e em ritmo acelerado. A intervenção na unidade foi iniciada em julho deste ano e a conclusão está prevista para novembro, ou seja, dentro do prazo programado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Com a reinauguração da UPA Brasicon, Aparecida contará com cinco unidades de urgência e emergência em funcionamento pleno.

Segundo o Departamento de Engenharia da SMS já foram feitas revisão da cobertura, troca de 800 metros quadrados de telhado, adaptações na parte elétrica, criação de pontos hidráulicos, troca de portas, pintura interna, pavimentação das entradas, além de colocação de cerâmica e bate maca nas paredes. A unidade também contará com novos ambientes como leito de isolamento na estabilização e sala de contra referenciamento responsável na recepção.

Também serão realizados no local troca de todas as lâmpadas para o modelo LED, troca do transformador de energia (que será realizado pela CELG), pintura externa e revitalização das entradas da unidade. A obra está orçada em 252 mil. “Sabemos da importância da UPA Brasicon para Aparecida e principalmente para essa região central. A reforma visa melhorar a qualidade no atendimento prestado à população e as condições de trabalho dos profissionais”, salienta o prefeito Gustavo Mendanha.

UPA Brasicon dará suporte no atendimento de urgência e emergência

Nos últimos dias, Aparecida tem recebido e atendido acima da sua capacidade. Com as dificuldades enfrentadas pela capital e outros municípios, muitas pessoas passaram a procurar atendimento em Aparecida, gerando superlotação nas unidades. A SMS estima que aproximadamente 40% da demanda vêm de outras cidades. Com as cinco unidades em funcionamento a SMS espera melhorar os fluxos de pacientes.

Na última segunda-feira (25), a UPA do setor Buriti Sereno atendeu no plantão diurno 460 pacientes. O número equivale à capacidade de atendimento para os plantões diurno e noturno em dias normais. O Cais Nova Era realizou 500 atendimentos em 24 horas e o Colina Azul 360. A UPA Flamboyant atendeu 308 pacientes nos dois plantões do dia.

“Enfrentamos um momento delicado frente às dificuldades que várias cidades estão encontrando na saúde pública. Isso significa que as nossas unidades estão atendendo muito acima da sua capacidade, o que realmente causa demora no atendimento. Os profissionais estão se desdobrando para absorver a demanda que chega da capital e de vários municípios do Estado. Estamos tentando atender todos com apoio e empenho das nossas equipes”, destaca o secretário de Saúde Edgar Tollini.