Representantes de fábrica sul-coreana de lâmpadas LED apresentam projeto de iluminação pública ao prefeito

Foto: Carlos Alexandre (Secom)

Aparecida de Goiânia, 16 de março de 2016 – O prefeito de Aparecida, Maguito Vilela, recebeu na tarde desta quarta-feira (16) os representantes da indústria sul-coreana Cosmoin, fábrica de luminárias com tecnologia LED. O presidente, Choi Seong Cyu, e o vice, Lee Hyyeong Ju vieram apresentar pessoalmente o projeto de gestão de iluminação pública municipal que sua companhia realiza em diversas prefeituras do país.

“Trata-se de uma tecnologia muito útil, não apenas pela economia ao contribuinte, mas também pelo baixíssimo índice de poluição das lâmpadas. Com certeza é um serviço de interesse do município” – disse o prefeito. A reunião foi coordenada pelo secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais, que é presidente do Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas do município de Aparecida.

Foi apresentado o modelo de funcionamento da iluminação pública via LED (Light Emitting Diode) e o processo de telegestão. Houve uma demonstração de como funciona o processo digital. Um dos diferenciais do sistema é que ele permite que as lâmpadas sejam programadas para aumentar e diminuir a potência da iluminação conforme a necessidade do local e do horário, permitindo muito mais economia e aumento da vida útil das mesmas. Tudo isto, à distância.

Participaram da reunião os secretários Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Cilene Alves (Regulação Urbana), Ralph Vicente (Indústria e Comércio), Afonso Boaventura (Planejamento), Jorio Rios (Administração) e Fabio Camargo (Meio Ambiente); além do procurador-geral do município, Tarcisio dos Santos.