Retirada de árvores prepara início de obra que resolverá gargalo da Avenida São Paulo

Por Frederico Noleto

5 de janeiro de 2018

Por Frederico Noleto

5 de janeiro de 2018


Foto: Arquivo Secom

A Prefeitura de Aparecida inicia na manhã desta segunda-feira, dia 8, a retirada de árvores que compõem as calçadas da Avenida São Paulo, marcando o início da preparação para as obras de construção do viaduto que interligará a Avenida Rudá e a Rua Tapajós, na Vila Brasília. O projeto – aprovado em 2014 e que conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério das Cidades – tem o intuito de resolver um dos principais gargalos do trânsito da Região Metropolitana, liberando o tráfego da Avenida São Paulo, uma das principais avenidas da Grande Goiânia naquele trecho.

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, explica que o projeto é bastante ousado, tanto sob o ponto de vista da engenharia e da mobilidade quanto sob o ponto de vista urbanístico e econômico da cidade. “Será um projeto que irá modificar estruturalmente toda a dinâmica não apenas da região como muito provavelmente do município como um todo e marca os rumos da Aparecida que queremos para as próximas décadas. A Avenida São Paulo será rebaixada e passará por baixo desta interligação entre as duas vias que cruzam com ela, eliminando o semáforos. Desta forma, será solucionado um antigo problema de estrangulamento do trânsito da região, garantindo o direito de ir e vir das pessoas e o máximo de segurança tanto para motoristas quanto para pedestres” – pontua.

Nesta fase de preparação para as obras, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizarão a retirada de 12 árvores da Avenida São Paulo, localizadas
ao lado dos condomínios de apartamentos na região. A remoção dessas árvores permitirá que a Celg realize o recuo dos postes, obra essencial para a parte do projeto que prevê o alargamento da avenida e a implantação das vias de acesso. Essas vias de acesso permitirão a dispensa de semáforos para aos motoristas da Avenida São Paulo no trecho. Outras 80 árvores plantadas no canteiro central da via logo após o cruzamento com a Rudá no sentido BR-153 também serão retiradas.

O secretário da Fazenda, André Rosa, explica que o projeto terá um custo total de R$ 13.151.884,58, oriundos do Tesouro Nacional. “O início da obra está marcado para abril deste ano e o prazo de conclusão está estimado para seis meses” – explica. Segundo o superintendente de Obras do município, Roberto Lemos, engenheiro responsável por fiscalizar a obra, o projeto prevê não apenas a construção do viaduto para livre acesso pela via onde hoje existe o
cruzamento, mas também a implantação de um moderno sistema de drenagem e captação de águas pluviais, além de sistema de paisagismo da via.

Cronograma
Após a remoção das árvores pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano nesta segunda-feira, dia 8, e o recuo dos postes pela Celg, cujo início está marcado para
o dia 13 de janeiro, logo em seguida será finalizada a parte da obra que cabe às operadoras telefônicas e que já foi iniciada. Desta forma todo o cabeamento ótico subterrâneo que passa no local será adaptado e sofrerá desvio parcial, assegurando fácil acesso aos pontos de manutenção pelos técnicos das empresas. Em fevereiro a Saneago iniciará a realocação de uma rede de galeria de água que passa no local. Nesta parte da obra será realizado um desvio pela SMTA que deverá se estender durante todo o período de obras.

Em março, a Saneago fará a modificação de uma rede O calçamento existente nos dois lados da Avenida São Paulo, nas proximidades dos Correios terá sua largura diminuída. Comerciantes e proprietários de lotes já foram notificados pela Secretaria de Regulação Urbana para a retirada imediata de totens e também o recuo de todas as interferências diretas existentes no passeio público daquele trecho. Desta forma será possível o alargamento da avenida no trecho, necessário não apenas para a construção do viaduto, mas também para a implantação das vias de acesso e também garantir o fluxo mínimo de veículos no decorrer da obra.

Finalizado o período de preparação, em abril as máquinas começam a trabalhar. A previsão de término é para outubro deste ano. A idéia é iniciar e concluir toda a obra durante período de estiagem para evitar o aumento dos transtornos que normalmente ocorrem no período chuvoso. No entanto, para que isso aconteça é essencial que o prazo dos parceiros que participarão desta fase de preparação seja rigorosamente cumprido.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)