Reunião define detalhes sobre reforma do Parque Tamanduá

Por Rackel Vieira

11 de dezembro de 2017

Foto: Rodrigo Estrela

Foi apresentado ao prefeito Gustavo Mendanha, na manhã desta segunda-feira, 11, o projeto técnico da reforma do Parque Tamanduá – um dos mais antigos e importantes parques de Aparecida –  localizado no setor Garavelo. O Parque vai receber uma ciclovia, a requalificação de um espaço de caminhada, quatro grandes áreas, sendo uma de alimentação, de ginástica, de recreação infantil e de contemplação, além de uma ponte de pedestre sobre o córrego que vai permitir a passagem de um lado para o outro.

“Tudo está sendo encaminhado para que fique um parque bonito e bem elaborado. O Parque Tamanduá, assim como os outros três parques que ainda serão construídos na em Aparecida, fazem parte da proposta do Plano Diretor que é a criação das zonas parques que buscam uma qualificação da paisagem e de oferta de área de lazer para a população. Com certeza vão atrair muitos visitantes de outras cidades, pois serão parques contemplativos, bonitos e modernos”, destacou o prefeito.

De acordo com a diretora de Urbanismo da Secretaria de Regulação e Planejamento, Janaína de Olanda, o objetivo é dar outra concepção ao parque. “Enquanto executam as obras da primeira etapa, será desenvolvido a segunda. Para a primeira etapa, vamos entregar a pista de caminhada e ciclovias. Toda população poderá usufruir, caminhar, permear o parque com satisfação. Em preocupação com os idosos, crianças e pessoas com deficiência física, trabalhamos  focados na melhor acessibilidade para que todos aproveitem o parque”, explicou a arquiteta.

A diretora explica que o projeto já esta em fase de conclusão para ser iniciado então a licitação e as obras. “Já finalizamos o processo urbanístico, que é a parte mais complicada do projeto. Os outros que são necessários para a execução, os complementares, ficarão prontos em fevereiro. A obra deverá ser licitada em março, e iniciada em junho de 2018. A expectativa é que a primeira etapa das obras seja inaugurada no início de 2019”, salientou Janaína.

Segundo a secretária de Projetos e Captação de Recursos, Valéria Pettersen, a Prefeitura recebeu mais de R$ 20 milhões ourindos do Governo Federal para investimentos em parques em Aparecida. ” Ainda estamos finalizando o valor do investimento na reforma do Parque Tamanduá pois vamos construir mais três parques com esse recurso. Um na Serra das Areais, outro no setor Águas Claras e Alto Paraíso”, frisou.

História

O Parque Ecológico Municipal do Tamanduá foi criado no ano de 2004 por meio da Lei de número 2.435. O nome faz homenagem ao Córrego Tamanduá, que nasce na região. Com cerca de 9 quilômetros de extensão, o córrego pertence à Bacia do Santo Antônio.  A ideia inicial era de preservar sua nascente e a mata ciliar às suas márgens. No entanto, não foi o suficiente para evitar o aumento do antigo problema das voçorocas provocadas em decorrência da falta de dimensionamento das águas que escoariam pela região com a impermeabilização do solo resultante da pavimentação dos bairros adjacentes ao longo dos anos. Em 2013 o solo do asfalto das imediações do parque começou a se romper, abrindo uma enorme cratera e colocando em risco a vida dos moradores das proximidades.

Segundo a Superintendência de Defesa Civil, a erosão do Parque Tamanduá já foi recuperada pelo menos cinco vezes ao longo dos últimos trinta anos. Em 2009 foram iniciados os estudos para recuperação da área. No dia 02 de abril de 2013 foi decretada Situação de Emergência, em função do risco de desmoronamento de ruas e casas localizadas ao longo da Bacia do Rio Tamanduá. Em 2014, o projeto recebeu o investimento de R$ 19 milhões pelo Governo Federal. A Secretaria de Infraestrutura realizou a obra que recuperou totalmente o problema da erosão. Em setembro deste ano a Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizou um último benefício na região, revitalizando a Praça Joaquim José Cardoso, que recebeu uma Academia de Terceira Idade (ATI) , playground e bancos novos.