Reunião define estratégias de segurança para revezamento de Tocha Olímpica Rio 2016

Aparecida de Goiânia, 02 de maio de 2016 – A Comissão Organizadora do Revezamento da Tocha Olímpica em Aparecida de Goiânia e o prefeito Maguito Vilela, se reuniram na manhã desta segunda-feira, 02, com representantes das Polícia Rodoviária Federal, Policia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e SMTA para definir estratégias de segurança do trecho por onde passará o símbolo olímpico no município. “A comissão organizadora acertou todos os detalhes e a cidade já está preparada para receber a Tocha Olímpica Rio 2016. Agora é fundamental a participação da população” – enfatizou o prefeito.

Em Aparecida, onde a tocha passa dia 06 de maio, sexta-feira, o revezamento terá duas fases. A primeira em toda extensão da Avenida Igualdade até o início da Avenida Atlântica, no Jardim Tropical, terá 2,5 mil metros. Depois desse percurso a Chama Olímpica segue dentro de um veículo do comboio em um percurso de 8,8 mil metros por diversos bairros até chegar na Avenida Independência, no Bairro Independência, onde começará a segunda fase do revezamento com 5,3 mil metros.

Esta fase percorrerá toda a extensão da Avenida Independência. No Parque da Família, que fica na mesma avenida no Setor Village Garavelo, terá o evento cultural previsto pela organização com apresentações culturais típicas da região. “No Parque da Família estão previstas atividades a partir das 9h, do dia 6 de maio. Em seguida, o revezamento segue até a Praça da Matriz de Aparecida” – explica o coordenador da força-tarefa do revezamento em Aparecida, Euler de Moraes.

Para isso a Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) montou um esquema especial de orientação de trânsito. “Distribuiremos banners, folders e um carro de som passará no trajeto anunciando o fechamento das principais vias onde ocorrerá o revezamento. A interdição ocorrerá na madrugada de quinta (05) para sexta a partir das quatro da manhã e o trânsito será liberado assim que a tocha passar” – explicou o superintendente da SMTA Franklin Pereira.

O Revezamento da Tocha Olímpica começa no encontro da Avenida Igualdade com a GO-040, no Setor Garavelo, em frente o Portal Sul Shopping. A partir das 9h, neste local, terá atividades culturais para aguardar a chegada do comboio que trará a Tocha Olímpica, símbolo maior do evento. Segundo o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais, que é presidente da comissão organizadora do evento, etão envolvidos homens das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal de Goiás, além do Corpo de Bombeiros e de todas as secretarias municipais.

“Procuramos verificar todas prováveis necessidades desde o momento em que vamos receber a Tocha na Avenida Igualdade. Todos os cuidados já formam tomados para que as calçadas estejam aptas para receber o público. Detalhamos quarteirão por quarteirão nos dois percursos onde a tocha passará, quais colégio e escolas que estarão ocupando estes espaços. Ao todo cerca de 15 mil estudantes das escolas do município e do estado estarão presentes. Não haverá ponto facultativo mas todas as secretarias estão mobilizando o máximo possível de servidores, deixando apenas os aqueles essenciais para qualquer tipo de urgência” – explica Euler.

Segundo o secretário, a Tocha Olímpica 20 será conduzida por 20 condutores em todo o percurso. Eles estarão em lugares previamente definidos, cronometrados para fazerem o revezamento. Na chegada da Tocha no Parque da Família haverá uma fala d 15 minutos de prefeito Maguito Vilela, que deverá agradecer e saldar o momento histórico. Após isto acontecerão apresentações culturais e a Tocha voltará ao trajeto atá Praça da Matriz, onde se encerra o revezamento e o comboio segue para a próxima cidade.

O Comitê organizador do Revezamento da Tocha Olímpica liberou alguns nomes dos condutores da chama em Aparecida. São eles: Adair Junior Prateado, Alexandre Grama Borges Marques, Cesar de Sousa Augusto Machado, Iury Ramos Da Silva, Marilena Fleury Loyola Fleury Martins De Araújo, Gessiron Franco Alves, José Silva Fernando e Juliano Cardoso Tadeu.

Tocha percorrerá cerca de 20 mil km em todo o país

A cerimônia de acendimento da Chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, foi realizada em 21 de abril. Chega ao Brasil no dia 3 de maio, quando o revezamento será iniciado pela capital, Brasília. No dia 6 de maio, a tocha chegará à Aparecida, onde percorrerá 17,8 Km, passando pelas mãos de cerca de 40 condutores, a partir da Avenida Igualdade com a GO-040, na região do Garavelo.

Em todo o país, a tocha será carregada por pelo menos 12.000 condutores, ao longo de cerca de 20.000 km, e vai voar em torno de 10.000 milhas pelo país, no trecho do Revezamento compreendido entre Teresina e Campo Grande. O Revezamento se encerra no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Estádio do Maracanã.

Ainda de acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, o encontro da tradicional Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar 90% da população do país em todos os 26 estados do Brasil, embora não passe por todas as 5,6 cidades brasileiras.