Reunião define estratégias de segurança para revezamento de Tocha Olímpica Rio 2016

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Aparecida de Goiânia, 02 de maio de 2016 – A Comissão Organizadora do Revezamento da Tocha Olímpica em Aparecida de Goiânia e o prefeito Maguito Vilela, se reuniram na manhã desta segunda-feira, 02, com representantes das Polícia Rodoviária Federal, Policia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e SMTA para definir estratégias de segurança do trecho por onde passará o símbolo olímpico no município. “A comissão organizadora acertou todos os detalhes e a cidade já está preparada para receber a Tocha Olímpica Rio 2016. Agora é fundamental a participação da população” – enfatizou o prefeito.

Em Aparecida, onde a tocha passa dia 06 de maio, sexta-feira, o revezamento terá duas fases. A primeira em toda extensão da Avenida Igualdade até o início da Avenida Atlântica, no Jardim Tropical, terá 2,5 mil metros. Depois desse percurso a Chama Olímpica segue dentro de um veículo do comboio em um percurso de 8,8 mil metros por diversos bairros até chegar na Avenida Independência, no Bairro Independência, onde começará a segunda fase do revezamento com 5,3 mil metros.

Esta fase percorrerá toda a extensão da Avenida Independência. No Parque da Família, que fica na mesma avenida no Setor Village Garavelo, terá o evento cultural previsto pela organização com apresentações culturais típicas da região. “No Parque da Família estão previstas atividades a partir das 9h, do dia 6 de maio. Em seguida, o revezamento segue até a Praça da Matriz de Aparecida” – explica o coordenador da força-tarefa do revezamento em Aparecida, Euler de Moraes.

Para isso a Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) montou um esquema especial de orientação de trânsito. “Distribuiremos banners, folders e um carro de som passará no trajeto anunciando o fechamento das principais vias onde ocorrerá o revezamento. A interdição ocorrerá na madrugada de quinta (05) para sexta a partir das quatro da manhã e o trânsito será liberado assim que a tocha passar” – explicou o superintendente da SMTA Franklin Pereira.

O Revezamento da Tocha Olímpica começa no encontro da Avenida Igualdade com a GO-040, no Setor Garavelo, em frente o Portal Sul Shopping. A partir das 9h, neste local, terá atividades culturais para aguardar a chegada do comboio que trará a Tocha Olímpica, símbolo maior do evento. Segundo o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler Morais, que é presidente da comissão organizadora do evento, etão envolvidos homens das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal de Goiás, além do Corpo de Bombeiros e de todas as secretarias municipais.

“Procuramos verificar todas prováveis necessidades desde o momento em que vamos receber a Tocha na Avenida Igualdade. Todos os cuidados já formam tomados para que as calçadas estejam aptas para receber o público. Detalhamos quarteirão por quarteirão nos dois percursos onde a tocha passará, quais colégio e escolas que estarão ocupando estes espaços. Ao todo cerca de 15 mil estudantes das escolas do município e do estado estarão presentes. Não haverá ponto facultativo mas todas as secretarias estão mobilizando o máximo possível de servidores, deixando apenas os aqueles essenciais para qualquer tipo de urgência” – explica Euler.

Segundo o secretário, a Tocha Olímpica 20 será conduzida por 20 condutores em todo o percurso. Eles estarão em lugares previamente definidos, cronometrados para fazerem o revezamento. Na chegada da Tocha no Parque da Família haverá uma fala d 15 minutos de prefeito Maguito Vilela, que deverá agradecer e saldar o momento histórico. Após isto acontecerão apresentações culturais e a Tocha voltará ao trajeto atá Praça da Matriz, onde se encerra o revezamento e o comboio segue para a próxima cidade.

O Comitê organizador do Revezamento da Tocha Olímpica liberou alguns nomes dos condutores da chama em Aparecida. São eles: Adair Junior Prateado, Alexandre Grama Borges Marques, Cesar de Sousa Augusto Machado, Iury Ramos Da Silva, Marilena Fleury Loyola Fleury Martins De Araújo, Gessiron Franco Alves, José Silva Fernando e Juliano Cardoso Tadeu.

Tocha percorrerá cerca de 20 mil km em todo o país

A cerimônia de acendimento da Chama Olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, foi realizada em 21 de abril. Chega ao Brasil no dia 3 de maio, quando o revezamento será iniciado pela capital, Brasília. No dia 6 de maio, a tocha chegará à Aparecida, onde percorrerá 17,8 Km, passando pelas mãos de cerca de 40 condutores, a partir da Avenida Igualdade com a GO-040, na região do Garavelo.

Em todo o país, a tocha será carregada por pelo menos 12.000 condutores, ao longo de cerca de 20.000 km, e vai voar em torno de 10.000 milhas pelo país, no trecho do Revezamento compreendido entre Teresina e Campo Grande. O Revezamento se encerra no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica na cerimônia de abertura, no Estádio do Maracanã.

Ainda de acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, o encontro da tradicional Chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro vai alcançar 90% da população do país em todos os 26 estados do Brasil, embora não passe por todas as 5,6 cidades brasileiras.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)