Reunião sorteia apartamentos dos últimos contemplados do Residencial Buriti Sereno

Por Frederico Noleto

10 de dezembro de 2018

Por Frederico Noleto

10 de dezembro de 2018

Foto: Claudivino Antunes

A Prefeitura de Aparecida segue obstinada em sua agenda de políticas públicas para zerar o déficit habitacional no município por meio de parcerias estratégicas. Para as 832 ,famílias beneficiadas pelo empreendimento Residencial Buriti Sereno, do Programa Minha Casa Minha Vida, está chegando a hora de receber a chave da tão sonhada casa própria. Na tarde desta segunda–feira (10) durante reunião que aconteceu no Centro de Cultura José Barroso foi finalizada a última etapa do sorteio dos apartamentos para as famílias beneficiadas que ainda não haviam sido notificadas oficialmente.

“O prefeito Gustavo Mendanha não mede esforços na busca por cada vez mais parcerias para novos financiamentos. Para estas famílias, que completam o total de 832 beneficiadas, o Natal será de muita felicidade em sua casa nova” – pontua o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Caldas. Para o casal Elailde Souza da Silva e Dorsilón Amorim de Souza, foi uma enorme surpresa receber a visita dos agentes da Secretaria Executiva da Habitação. “A inscrição foi feita há muito tempo e já tínhamos perdido as esperanças, eu estava grávida a gêmeos e foi uma gravidez bem complicada. Nosso cadastro estava incompleto E foram nos procurar no endereço onde moramos. É uma benção de Deus, veio na horta certa”.

Fernanda Abreu, secretária executiva de Habitação, explica que a reunião aconteceu com as famílias que não compareceram no primeiro sorteio dos endereços. “O sorteio é um dos últimos passos antes da entrega definitiva das chaves. Agora falta apenas assinatura dos contratos, que deve acontecer já na próxima semana. Depois disso a mudança de verdade. É uma grande felicidade poder participar deste projeto. Assim que finalizarmos as entregas das chaves partiremos para o próximo empreendimento do faixa 1, no Residencial Agenor Modesto. Serão 208 apartamentos e a previsão de entrega é de no máximo dois anos” – explica.

O primeiro sorteio do número e bloco dos apartamentos aconteceu no dia 22 de novembro. As 105 famílias que não haviam sido localizadas por conta de algum dado incompleto no cadastro ou mudança de endereço foram notificadas novamente sobre o evento. Os 832 apartamentos repartidos em três torres, projetadas em uma ampla área, dotada de toda infraestrutura como jardins, área de lazer e estacionamentos. Os apartamentos são destinados às famílias que recebem até R$ 1,8 mil. O financiamento foi realizado com recursos dos programas Minha Casa Minha Vida e Cheque Mais Moradia com valor total de R$ 66,6 milhões.

Como no primeiro sorteio, os beneficiários foram subdivididos em um grupo preferencial, com pessoas da terceira idade e com deficiência, e um segundo grupo geral. Após receber uma senha na entrada, os contemplados foram chamados em grupos de 10. Depois da conferência do nome e da identidade, os próprios moradores retiraram o futuro endereço onde irão morar em uma urna transparente, na frente dos demais contemplados.