Revitalização das ruas do Setor Central entra na reta final

Por Allan David

31 de outubro de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

Com investimento de R$ 3,6 milhões, Prefeitura de Aparecida recapeou e agora finaliza a renovação da sinalização de trânsito e reconstrução de sarjetas em 19 ruas na região do Centro Histórico

A Prefeitura de Aparecida faz os últimos ajustes para entregar neste mês de novembro o recapeamento e a nova sinalização de trânsito de 19 ruas do núcleo e no entorno do Centro Histórico, no Setor Central.

Além da nova capa asfáltica, que cobre 67 mil metros quadrados de vias públicas, e da sinalização vertical e horizontal, as ruas receberão placas de logradouro. Elas informam os nomes das vias.

O trabalho inclui também a reconstrução das sarjetas de concreto, por onde correm as águas das chuvas.

Motorista que passa frequentemente pelo Setor Central, o vendedor ambulante Carlos Roberto Gomes aprovou a nova sinalização de trânsito. “Eu acho ótimo porque, se você segue a sinalização, evita muitos acidentes. Sem sinalização, não tem segurança”, enfatizou o condutor.

O fotógrafo José Maria Gomes, um dos moradores mais antigos da região central, ressaltou os benefícios do recapeamento e da sinalização de trânsito também para pedestres. “Vai [melhorar] sim, e muito. As faixas de pedestre vão melhorar bastante [a segurança].”

Roberto Lemos, superintendente de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura de Aparecida, explicou que a revitalização das ruas no Setor Central é feita também em comemoração ao primeiro centenário da cidade, completado no último mês de maio. O recapeamento já foi concluído.

O gestor ressaltou que as ruas receberam uma nova capa asfáltica. Segundo ele, isso garante mais durabilidade e nivela as vias com precisão. “Era um asfalto antigo. Com a fresagem, as ruas ganharam uma nova capa asfáltica, que dá sobrevida muito maior e consegue tirar pontos de empoçamento de água.”

As obras nas ruas do Setor Central são executadas com investimento de R$ 3,6 milhões, sendo R$ 1,14 milhão do Tesouro Municipal e R$ 2,46 milhões provenientes de recursos federais.