Revitalização do paisagismo da Avenida São Paulo entra na reta final

Por Allan David

15 de outubro de 2019

Foto: Claudivino Antunes

Importante via pública na região da Vila Brasília, em Aparecida, está recebendo amplos jardins, pergolados, vasos decorativos e pistas de passeio

As intervenções feitas pela Prefeitura de Aparecida no paisagismo da Avenida São Paulo, na região da Vila Brasília, estão na reta final. O trabalho, que tem dado um belo aspecto visual à via pública, deve ser concluído dentro de 30 dias, segundo estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). As equipes da pasta já executaram 90% do serviço de instalação de bancos, peças decorativas, pergolados, pista de passeio e amplos jardins.

Com a revitalização, cerca de 25 mil flores passam a compor o novo paisagismo da Avenida São Paulo. As plantas ornamentais estão sendo cultivadas em dois grandes trechos da via. Um deles vai do recém-inaugurado Viaduto Vereador João Antônio Borges até o Terminal Vila Brasília. O outro trecho abrange várias quadras na altura dos bairros Vila Alzira e Vila Maria.

Esse embelezamento da Avenida São Paulo contempla também a construção de caminhos de areia branca e pedriscos, e instalação de vasos com plantas decorativas. “Estamos dando uma roupagem nova para a Avenida São Paulo, que tem um canteiro central muito largo, gramado e muitas árvores. A via está ficando bastante bonita”, avalia o secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes.

Max explica que o projeto de intervenção paisagística considerou especialmente a preservação ambiental. Para conservar as árvores, as pistas de passeio foram desenhadas num traçado curvilíneo, para que os pedestres possam percorrer o local entre as árvores já existentes no canteiro. “Não temos que derrubar. Nós vamos é continuar plantando árvores”, ressalta o secretário.

Aparecida de cara nova

Desde 2018 que diversas avenidas de Aparecida de Goiânia passam por intervenções semelhantes, buscando embelezar a cidade e criar espaços de convivência para os moradores e visitantes. A Avenida Atlântica, no Jardim Tropical; Alameda do Almeida, no Jardim Luz; e Avenida Jataí, no Setor Bela Vista, foram as primeiras contempladas nesse projeto.

São intervenções que, de acordo com o prefeito Gustavo Mendanha, visam a melhorar a qualidade de vida no município. “Estamos trabalhando contra a crise lançando e entregando obras. Vamos reconstruir ou construir vários espaços como esses, da Avenida São Paulo, até o final da nossa gestão. Queremos melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos moradores de Aparecida”, conclui Gustavo Mendanha.