SAC passa a oferecer emissão de custas de processos judiciais a partir da próxima segunda

Por Thiago Oliveira

13 de janeiro de 2023

Por Thiago Oliveira

13 de janeiro de 2023

Foto: Jhonney Macena

Equipes passam por treinamento sobre o novo serviço oferecido à população nesta sexta. Mudança traz maior agilidade e clareza para o contribuinte na negociação de débitos com a cidade

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria da Fazenda, promoveu na manhã desta sexta-feira, 13, o treinamento aos atendentes do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A ação visa mostrar as novas funcionalidades relacionadas a emissão de guias judiciais que o sistema municipal irá oferecer a população a partir da próxima segunda.

O serviço de emissão das custas de processos judiciais aos contribuintes que antes era disponível somente na Procuradoria Geral do Município, agora será disponibilizado em todas as 10 unidades do SAC da cidade. Além disso, com a mudança é possível que o contribuinte saiba na hora que negociar os tributos os valores destas custas.

Segundo a superintendente de receitas tributárias da Secretaria da Fazenda, Ana Paula Vilela, este serviço facilita o atendimento dos servidores e desburocratiza as negociações. “Com essa ampla rede de atendimento que o SAC disponibiliza, o atendimento ao contribuinte é simplificado. Isso garante mais agilidade e mais tranquilidade na hora de quitar os débitos com o município”, afirma.

O treinamento foi apresentado no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa e reuniu os chefes de equipe de cada SAC. O momento de reunião ajuda a unificar e sistematizar o atendimento, garantindo maior qualidade no trato com o cidadão aparecidense que utiliza o serviço.

Para o Procurador Geral do Município, Fábio Camargo, esse avanço ajuda a modernizar a relação com o contribuinte. “O cidadão não vai precisar mais se deslocar até a Procuradoria, tudo pode ser feito no Atendimento ao Cidadão. Isso facilita e agiliza a negociação.

Ele afirma que essa mudança foi possível graças ao bom relacionamento da Prefeitura de Aparecida com as instituições do Estado. “Antes, a cidade só tinha uma senha para acessar o sistema que fornece o cálculo das guias tributárias, por isso a emissão era concentrada na PGM. Agora novas senhas foram disponibilizadas pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) que prometem maior agilidade para o cidadão”, afirma o procurador.

A chefe de equipe do SAC Polo Empresarial, Josiane Nogueira, caracterizou a mudança como positiva. “Agora o contribuinte tem toda a informação em um lugar só. Isso promove o melhor entendimento da negociação dos débitos e facilita a quitação, já que ele sai com a guia de custos no ato do atendimento”, pontua.