Sala de Situação e Central de Telemedicina de Aparecida analisam exames e monitoram pacientes com Covid-19

Por Polliana Martins

26 de maio de 2020

Por Polliana Martins

26 de maio de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Os médicos e estudantes que atuam na Sala de Situação já analisaram mais de 4 mil exames com média de 100 análises diárias

Para examinar os resultados dos testes RT-PCR que diagnosticam a Covid-19, além de orientar as pessoas e monitorar os pacientes que estão com a doença causada pelo Coronavírus, a Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia implantou a Sala de Situação e a Central de Monitoramento de Telemedicina. Por telefone, as equipes dos dois serviços informam resultados e avaliam diariamente os pacientes positivos.

Sob a coordenação dos médicos Murillo Moraes e Fernando Evangelista e da enfermeira Érika Lopes, a Sala e a Central estão localizadas num mesmo recinto na sede da SMS (Centro) e funcionam todos os dias da semana das 7h às 19h. Os serviços são desempenhados por 70 estudantes de Medicina (divididos em grupos de 5 por turno) e 3 médicas habilitados para analisar os exames coletados nas UPAs da cidade e no drive-thru.

O coordenador Murillo Moraes informa que toda manhã os exames liberados são impressos na Sala de Situação, analisados pelos profissionais e separados em negativos e positivos. A partir daí, os negativos são encaminhados para os estudantes de Medicina, trabalhadores voluntários que, sob a supervisão de um coordenador, entram em contato com as pessoas testadas e informam os resultados dos exames. Desde a sua implantação, a Sala de Situação já analisou mais de 4 mil exames com média de 100 análises diárias.

Acompanhamento dos pacientes positivos

Já os resultados positivos vão para a equipe da Central de Telemedicina, composta atualmente por 3 médicas. Até o fim da semana, mais uma profissional se juntará à equipe. Elas ligam para os testados, informam os resultados e fazem consultas via telefone analisando os pacientes, dando orientações essenciais e providenciando os atestados necessários. “As médicas da Central ligam todo dia para cada um dos pacientes com Covid-19 em Aparecida de Goiânia, e, nesse acompanhamento, se elas percebem qualquer indício de agravamento da doença, encaminham o paciente para uma unidade de Urgência na qual será verificada a eventual necessidade de internação”, esclarece o coordenador Murillo Moraes.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 em Aparecida, ressalta que as equipes da Sala e da Central têm papel fundamental no combate ao Coronavírus porque falam diretamente com os pacientes e seus familiares ou responsáveis: “É um contato muito próximo, mesmo quem testou negativo recebe orientações para proteger a si mesmo e a comunidade e quem está positivo sabe que não está sozinho e que pode conversar diretamente com um profissional da Medicina. É uma segurança a mais para o paciente, que se sente amparado, além de ser uma ação indispensável de Vigilância em Saúde”.

Esforço conjunto contra a pandemia

Alessandro Magalhães frisa que, se houver aumento da demanda, a SMS destacará mais profissionais para a Sala e a Central, que já contam com o apoio que a equipe do Agendamento Municipal de Consultas, o 0800-646-1590, tem dado na orientação à população. “Graças ao empenho de toda a Prefeitura, temos enfrentado essa pandemia evoluindo sempre: 123 leitos de UTIs e semi-UTIs foram implantados, equipamentos foram adquiridos, foi ampliada a testagem da população para cerca de 300 exames diariamente e 1.200 testes rápidos domiciliares quinzenais, bem como foi selada parceria com o Hospital Sírio-Libanês para tratamento orientado à distância para os pacientes com Covid-19 das UTIs do HMAP. A Sala de Situação e a Central de Monitoramento de Telemedicina são realizações indispensáveis desse esforço conjunto e vamos aperfeiçoar ao máximo todas as iniciativas para proteger e salvar vidas.”