SAMU de Aparecida ganha novas ambulâncias

Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida de Goiânia, 23 de outubro de 2014 – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Aparecida de Goiânia ganha mais ambulâncias do Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida recebeu mais uma ambulância. Apenas em um ano foram entregues quatro novos carros. A ambulância, que tem tração nas quatro rodas, será utilizada para atendimentos em regiões remotas das cidades atendidas pela central do Samu de Aparecida.

“Essas novas ambulâncias deram mais suporte para o atendimento de urgência e emergência em Aparecida. Respondendo mais efetivamente o chamado da população pelo 192”, destaca o secretário de Saúde, Paulo Rassi.

As outras três ambulâncias foram entregues em novembro de 2013 e já atuam no atendimento de urgências e emergências. Com essa aquisição o Samu possui sete Unidades de Suporte Básico (USB) e três de Unidades Suporte Avançado (USA) e três motolâncias, além de outras quatro ambulâncias de reserva técnica, que são usadas quando uma das principais apresenta algum problema.

Os atendimentos em unidades avançadas contam com equipe de médico, socorrista e enfermeiro e fazem atendimento de emergência. Ou seja, quando o paciente corre risco de morte. Já o atendimento básico contam com equipe de técnico de enfermagem e socorrista e fazem atendimentos de urgência – quando o paciente não corre risco de morte iminente.

Em 2010, foi criada a regional Centro-Sul do Samu. Essa regional tem sede em Aparecida e atende mais 24 municípios. Antes disso Aparecida dependia da regional de Goiânia. A regional Centro Sul do Samu realiza mensalmente cerca de 200 atendimentos avançados, que são com ambulâncias preparadas com UTI´s e 3,5 mil atendimentos básicos ou motolâncias. “Se contarmos os atendimentos na regulação e de orientações por telefones, somamos mais de seis mil”, contabiliza a diretora-geral do Samu de Aparecida, Danielly Silvestre Bitencourt. O Samu 192 foi criado em 2003 no governo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes a população contava apenas com o serviço de resgate do Corpo de Bombeiros Militar.

SAÚDE MENTAL – Paralelo ao aprimoramento constante do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), em 2013, foi estabelecida uma parceria entre o serviço e a Saúde Mental para atendimento in loco de pacientes em surto psicótico. Antes esses atendimentos não eram feitos porque as equipes de salvamento não se sentiam aptas para tais abordagens, mas atualmente já realizam esses atendimentos e contam com o suporte do pessoal da Saúde Mental quando surgem dificuldades.