SAMU tem frota 100% renovada e UBS’s começam a receber reformas

Por Frederico Noleto

11 de julho de 2019

Foto: Enio Medeiros

Em mais um prova do compromisso de melhorar os índices de satisfação da população na área da saúde, com um atendimento cada vez mais humanizado, o prefeito Gustavo Mendanha realizou na manhã desta quinta-feira (11) a entrega de quatro novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do município e também a assinatura das ordens de serviços para a reforma de três Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). O evento aconteceu na UBS Bandeirantes, uma das unidades que serão reformadas. As outras duas são a UBS Jardim dos Ipês e a UBS Residencial Caraíbas.

Estamos aqui fechando a troca de todas as ambulâncias. Agora todas elas são zero quilômetro. Os pacientes precisam, e merecem ter mais conforto no dia-a-dia da mesma forma que os profissionais socorristas. Hoje estamos dando inicio à reforma de três unidades de saúde mas iremos reformar todas elas, para que as pessoas possam ter um atendimento digno e de qualidade. Talvez as pessoas já tenham começado a notar que a saúde é uma das áreas onde mais invisto recursos e esforços e os resultados já estão aparecendo, como a diminuição do tempo de espera nas UPAs, por exemplo.

Para a moradora Maria de Fátima da Silva, que reside no bairro há mais de 30 anos, a reforma chega em boa hora. Essa foi uma das primeira UBS a serem construídas na cidade e mudou a nossa vida. Mas por ser uma das mais antigas a necessidade de reparos já estava visível. O prefeito Gustavo Mendanha está de parabéns. Outro morador, Izidro Ferreira explica que o prédio se encontra com infiltrações e mofo em algumas paredes e que a reforma vai trazer mais qualidade no atendimento. “Com certeza será bom pra todo mundo, para os pacientes e para quem trabalha aqui”.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães explica que as três UBS contempladas com as reformas não deixarão de funcionar durante as obras. “Nosso intuito é impactar o mínimo possível os atendimentos dessas unidades durante as obras. Vamos organizar para trabalhar em harmonia. As reformas têm o objetivo de aprimorar o acolhimento dos pacientes, o trabalho dos servidores e a eficiência dos serviços prestados”, destacou.

“Os investimentos em Saúde são uma prioridade da minha gestão, porque sabemos que sem isso é impossível ter qualidade de vida. Com a aquisição desses quatro novos veículos para atender as urgências e salvar vidas, conseguimos renovar 100% da nossa frota de ambulâncias. Além disso, entregamos o Hospital Municipal e outras oito unidades de saúde. Agora, reformaremos mais essas três UBS´s. O trabalho e os avanços continuarão. Vem mais novidades por aí”, enfatiza o prefeito.

Ele lembrou que nesta sexta-feira (12) receberá o CEO do Hospital Sírio-Libanês, dr. Paulo Chapchap, que participa do projeto de qualificação e valorização dos profissionais da saúde no município. “Entregamos o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) e estamos vendo todas metas serem cumpridas em sua quase totalidade, dentro dos prazos. Estamos provando que é possível fazer com que a saúde publica de Aparecida seja tão boa quanto a os serviços particulares. É isso que a população merece e é isso que estamos fazendo” – pontua o prefeito. “Quem não anda a cidade toda acha que só existem obras no seu bairro, mas que não tem ideia de como a cidade está cheia de obras em todos os cantos. O prefeito Gustavo Mendanha está de parabéns. Isso não é diferente na saúde. O secretario Alessandro Magalhães é a pessoa certa para o cargo porque ele tem sensibilidade e competência”.

FOTO Rodrigo Estrela

Investimentos
As unidades que receberão as obras têm cerca de cinco anos de atividade e serão reformadas com recursos federais, destinados ao município para custeio da Atenção Primária. As reformas abrangem adequações estruturais, adaptações para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, pintura, troca da fachada, troca de iluminação, entre outros benefícios. Já as ambulâncias foram doadas pelo Ministério da Saúde e custaram R$ 690.800,00.

Pavimentação

Aproveitando a agenda da Saúde no Setor Bandeirantes, o prefeito Gustavo Mendanha, ao lado do vereador Gilsão Meu Povo, que representa a região, vistoriou as obras de asfalto no bairro e anunciou novos investimentos. “Vamos lançar em alguns dias as obras de uma praça aqui no setor que será construída por meio de emenda parlamentar da deputada Magda Mofatto”. Gilsão agradeceu o empenho da gestão em levar melhorias à comunidade. “Estamos felizes. Eu, como vereador e representante da região, quero te parabenizar por tudo que a prefeitura tem feito para nossa região”, declarou o parlamentar em postagem da rede social.