Sancionada lei que torna bandeira de Aparecida logomarca definitiva da Prefeitura

Por Allan David

31 de março de 2021

Por Allan David

31 de março de 2021

Foto: Secom/Prefeitura de Aparecida

Autor da lei, prefeito Gustavo Mendanha justifica que o uso permanente da logomarca trará economia de recursos públicos e homenageará Aparecida no seu primeiro centenário

Foi sancionada pelo prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, a lei nº 3.602/2021, de sua autoria, que torna a bandeira do município como logomarca definitiva da Prefeitura de Aparecida. A criação da lei, que também homenageia o centenário da cidade, em 2022, teve apoio da Câmara Municipal. O Legislativo aprovou o projeto do Poder Executivo concordando que a logomarca permanente favorece, principalmente, a economia de recursos públicos. A lei foi publicada nesta quarta-feira (31) no Diário Oficial Eletrônico.

Com o símbolo definitivo, a Prefeitura de Aparecida vai economizar verbas utilizadas até então para imprimir materiais gráficos, fazer plotagens em veículos oficiais e pintar prédios públicos com as cores predominantes nas logomarcas das gestões que se sucedem no Executivo.

“A proposta é a padronização da marca, colaborando com a eficiência da administração pública, uma vez que preza pela economicidade, pois as constantes mudanças de identidade geram despesas desnecessárias de serviços gráficos. Sendo assim, não será necessário que os próximos gestores públicos vinculem a logomarca x gestão, efetuando apenas a alteração do slogan”, explicou o prefeito Gustavo Mendanha.

A logomarca homenageia a bandeira do município, reconhecida como símbolo oficial de Aparecida de Goiânia. “É um patrimônio inestimável ao povo aparecidense”, afirmou o gestor.

Na justificativa do projeto, o prefeito informa que a iniciativa surgiu da necessidade de gerar na população a imediata identificação com a instituição pública Prefeitura de Aparecida. À medida que a logomarca se limita a reproduzir cores e símbolos oficiais do município, ela reforça o princípio constitucional da impessoalidade, argumenta ainda o chefe do Poder Executivo.

Ao adotar a bandeira (que é um símbolo oficial) como logomarca da Prefeitura de Aparecida, o emblema não precisará mais ser trocado também nos anos eleitorais, no período estipulado pela Justiça Eleitoral para as campanhas dos candidatos. É um fato que, para o secretário de Comunicação de Aparecida, Ozéias Laurentino Júnior, também justifica a logomarca definitiva.

Ozéias conclui ressaltando que “a gestão do prefeito Gustavo Mendanha, ao eleger a bandeira como logomarca da Prefeitura por lei, com o apoio da Câmara, respeita os princípios da economicidade e da impessoalidade porque não será permitido trocar a logomarca simplesmente porque trocou o mandatário”.

*Matéria atualizada às 14h25.