Saneago afirma que retomará metas de universalização em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 18 de janeiro de 2013 – Os moradores dos setores Vila Oliveira e Pontal Sul serão os próximos moradores de Aparecida de Goiânia beneficiados com abastecimento de água tratada antes do final deste ano. O processo está em licitação e as obras deverão começar já em abril próximo. A informação foi confirmada no final da manhã de hoje, 18, em reunião realizada entre o prefeito Maguito Vilela e representantes da Saneago.

Segundo o diretor de Engenharia da empresa, Olegário Martins, há uma intensa mobilização em torno dos projetos e obras de Aparecida de Goiânia – implantação de redes de água e de esgoto e a finalização da Estação de Tratamento de Esgoto – para alcançar os níveis internacionais de universalização dos serviços até o final de 2014.

“As obras estão dentro do cronograma e a ETE estará pronta em junho deste ano, ampliando a capacidade do serviço dos atuais 20% para 31%.Também projetamos para junho o início do contrato de subdelegação em Aparecida. A partir daí podemos afirmar que no final de 2014 a cidade estará atendida com 100% de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto” diz o diretor.

Os investimentos – em parceria com o Estado, Prefeitura e União – estão em cerca de R$ 250 milhões, dos quais cerca de 45% já foram investidos, mas deverão chegar a R$ 457 milhões até a universalização, com o processo de subdelegação. Hoje cerca de 60% é servida por água, sendo 1/3 bombeada de poços profundos, 1/3 pelo Sistema Lajes e outro 1/3 pelo Sistema Meia Ponte. São fontes de financiamento os Programas PAC 1 e PAC 2, BNDES e FGTS.

Asfalto e redes

O tempo é a maior preocupação da prefeitura de Aparecida, no que diz respeito às obras que estão sendo implantadas pela Saneago. “O povo não quer saber de filosofia, o povo quer o melhoramento na porta de suas casas e tem todo o direito de exigir”, diz o prefeito Maguito Vilela. Ele explica que há vários bairros esperando o asfalto, que só deverá ser feito após implantadas as redes (água e/ou esgoto) da Saneago.

Durante a reunião desta manhã Olegário Martins tranquilizou o prefeito detalhando que o cronograma de obras – que inclui elaboração de projetos, licitação, início e conclusão – está de acordo com o planejado. “E o mais importante agora, que é a verba, já está assegurada para todos os projetos. As obras serão iniciadas em todas as frentes, assim que liberadas pelos processos licitatórios”, detalhou o diretor.

PRESENÇAS – A reunião contou com as presenças do Diretor de Engenharia, Olegário Martins, e do Superintendente de Projetos da Saneago, Godard Tedesco Vieira; vice-prefeito Ozair José; Secretário Municipal de Infraestrutura, Mário Vilela; além de diretores e engenheiros das empresas responsáveis por parte dos projetos.