Saúde Aparecida realiza campanha de prevenção às ISTs no Carnaval mesmo sem feriado

Por Frederico Noleto

10 de fevereiro de 2021

Por Frederico Noleto

10 de fevereiro de 2021

Com o objetivo de prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis, mesmo sem haver o feriado de carnaval em Aparecida de Goiânia, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, por meio do Programa de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais intensificou nesta semana os esforços de conscientização da população. A ação, tem como objetivo incentivo o uso do preservativo durante as relações sexual, educação em Saúde, a busca pelo teste rápido e a importância do tratamento precoce.

Para isso foram realizadas ações de conscientização, distribuição de kits a todas as unidades de Saúde com preservativos masculinos e femininos e folders; além da realização de testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis nos Drive Thrus de testagem da Covid-19 durante os dias 08, 09 e 10 de fevereiro. “Muita gente ainda não sabe que os testes rápidos e mesmo os preservativos são gratuitos no Brasil e que são disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)” – conta a coordenadora do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Aparecida, Daniele de Oliveira Prates.

A coordenadora explica ainda que dados relativos à Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas na População Brasileira, realizada em 2016 pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites virais do Ministério da Saúde revela que 63,9% dos entrevistados nunca realizaram nenhum teste para detecção do HIV, por exemplo.

“Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar testes. No caso de gestantes, o teste deve ser feito na 1ª consulta do pré-natal, o segundo no 3º trimestre da gestação e no momento do parto, independentemente de exames anteriores. A ampliação do diagnóstico no pré-natal previne a transmissão vertical do HIV” – completa. Ela alerta que a presença de IST na gestação pode afetar a criança e causar complicações como aborto, parto prematuro, doenças congênitas ou morte do recém-nascido.

“A atenção integral às pessoas com IST e às parcerias sexuais no momento adequado e oportuno interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções e melhora a qualidade de vida das pessoas. É fundamental orientá-las sobre a prevenção da transmissão e de novas infecções, assim como sobre sinais e sintomas, a necessidade de atendimento em uma unidade de saúde e também sobre a importância de evitar contato sexual até que a parceria seja tratada e orientada” – avisa.

Os números

Dados do Ministério da Saúde mostram que anualmente, o Brasil tem registrado uma média de 39 mil novos casos de AIDS, nos últimos cinco anos. Entre janeiro de 2007 e junho de 2019 foram notificados no SINAN 300.496 casos de infecção pelo HIV no Brasil. Destes casos, 207.207 (69,0%) foram registrados em homens e 93.220 (31,0%) em mulheres, principalmente na faixa etária de 20 a 34 anos (52,7% dos casos). Em Aparecida de Goiânia foram notificados no SINAN 2.307 casos HIV/AIDS desde 2014 até o momento. Em 2020 foram notificados 237 casos HIV/AIDS em 2020 no município.

“Estudos mostram que a maior falta de cuidados está presente entre os jovens, por isso, mesmo não tendo carnaval, resolvemos realizar a campanha de conscientização, para que todos possam estar atentos que a melhor prevenção contra DST´s é o uso de preservativos”, pontuou ainda a coordenadora do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Aparecida, Daniele de Oliveira Prates.

Ações

Nos dias 08, 09 e 10 de fevereiro, das 7 às 12h, foi realizada uma ação conjunta com a equipe de Testagem da Covid-19 no Drive Thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela. “As pessoas que estiverem aguardando a realização da coleta do RT-PCR COVID-19, realizados por meio de agendamento, e que tiveram interesse, também fizeram os testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis” – explica Daniele de Oliveira Prates.

Além dessa ação, o CTA Itinerante esteve presente na UPA Buriti Sereno e no Serviço de Assistência Especializada – SAE, localizado no Centro de Especialidades (das 8 às 17h). Também estão sendo distribuídos à população em todas as unidades de saúde kits com folders e preservativos masculinos e femininos.