Saúde conscientiza população sobre prevenção às Hepatites Virais nesta sexta, 28

Por Ana Clara Dias

24 de julho de 2017

Por Ana Clara Dias

24 de julho de 2017


Aparecida de Goiânia, 24 de julho de 2017 – A população aparecidense terá a oportunidade de receber orientações sobre prevenção às hepatites virais e realizar testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), nesta sexta-feira (28). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio Programa de IST/Aids e Hepatites Virais, realizará a Campanha de Prevenção às Hepatites Virais no Buriti Shopping, das 10h às 16h30.

Quem passar pelo local poderá fazer o Teste rápido para Hepatites B e C, Sífilis e HIV, além de receber aconselhamento e orientações de prevenção das ISTs no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA itinerante). A Campanha também prevê entrega de materiais educativos, preservativos e vacinação contra Hepatite B, que serão encaminhados para as Unidades de Saúde e Equipes de Saúde da Família para a realização de ações específicas com a comunidade local.

“O incentivo ao uso do preservativo, o cuidado no compartilhamento de materiais perfuro cortantes e o diagnóstico e tratamento precoces são estratégias que influenciam diretamente na redução de mortalidade pelas Hepatites Virais. Além disso, a vacinação contra a Hepatite B é de grande importância. A vacina é ofertada nas unidades de saúde para toda a população”, ressalta Ana Paula Vieira, responsável pelo Programa de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais no município.

Ainda segundo Ana Paula Vieira, a estratégia utilizada na campanha, e que deverá se estender por todo ano, será a “Prevenção Combinada”. O objetivo é associar o estímulo aos métodos de prevenção ao diagnóstico e tratamento precoces. “É de grande importância que a população saiba das formas de prevenção das Hepatites Virais, mas também participem da campanha, procurando o Centro de Testagem e Aconselhamento para realizarem exames não só das Hepatites B e C, mas também de HIV e Sífilis, com o objetivo de diagnosticar e tratar precocemente essas doenças”, pontuou.

Em 2016, Aparecida registrou 185 casos notificados de Hepatites B e C. Em 2017, foram 98 até agora. Foram realizados ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também este ano 762 testes de Hepatite B e 627 testes de Hepatite C. Estão em tratamento no Ambulatório de IST/Aids e Hepatites Virais, que fica na Vigilância Epidemiológica da SMS, 227 Pacientes com Hepatite B e 232 Pacientes com Hepatite C.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Campanha de Prevenção às Hepatites Virais

Data: 28 de julho de 2017 (sexta-feira)

Horário: 10h às 16h30

Local: Buriti Shopping, Avenida Rio Verde, Vila São Tomaz – Aparecida de Goiânia

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)