Saúde da mulher: Aparecida disponibiliza exame Papanicolau em 42 locais

Por Camila Godoy e Polliana Martins

16 de setembro de 2022

Por Camila Godoy e Polliana Martins

16 de setembro de 2022


Foto: Claudivino Antunes

Agendamento do exame preventivo de colo do útero deve ser feito diretamente nas UBS´s. Não é necessário pedido médico

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) disponibiliza gratuitamente o exame preventivo do colo do útero, conhecido popularmente como papanicolau, em todas as 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade. O exame detecta infecções e alterações nas células dessa área do corpo feminino. Para realizar o procedimento, basta procurar as equipes de enfermagem dos postos de saúde e agendar. Não é necessário pedido médico. Toda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm de 25 a 64 anos de idade.

“Esse exame é a principal estratégia para detectar precocemente lesões no colo do útero, possibilitando o diagnóstico bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. Logo, realizar anualmente o teste, ou de acordo com o prazo indicado pelos profissionais de saúde é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade pela doença. O exame preventivo salva vidas!”, enfatiza o superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção.

Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020, no Centro-Oeste brasileiro, o câncer do colo do útero foi a terceira causa de óbito por câncer entre as mulheres, com taxa de mortalidade de 5,25 a cada 100 mil. O órgão também alerta que a doença é mais rara em mulheres até 30 anos e que a mortalidade aumenta progressivamente a partir da quarta década de vida.

“Com a pandemia, muitas mulheres adiaram a realização do exame. É hora de voltar! É hora de procurar nossas unidades de saúde! Quanto antes o diagnóstico, mais chances de sucesso no tratamento. O procedimento é rápido, seguro e indolor”, reforça a chefe de Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria.

Como é realizado o exame

A coordenadora médica da SMS, Lúcia Pacheco, explica que o papanicolau é feito a partir de um material coletado no colo do útero: “Para a coleta é introduzido na vagina um instrumento chamado espéculo, que permite ao médico ou enfermeiro fazer a inspeção visual. O profissional então provoca uma pequena escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha. As células colhidas são colocadas em uma lâmina para análise laboratorial”.

“Percebemos que, com a pandemia, 90% da população feminina deixou de realizar essa prevenção. Nesse sentido, estamos intensificando essas atividades e chamando as mulheres para realizar esse exame que detecta precocemente as lesões precursoras do câncer de colo de útero, mesmo aquelas que não apresentam nenhum sintoma. É essencial que o público feminino faça o exame anualmente ou a cada dois anos de acordo com a necessidade de cada pessoa ”, reforça a médica.

Aumento na procura pelo exame

Na UBS Veiga Jardim, a enfermeira Lara Cristina Dias Borges é da equipe que realiza o exame papanicolau sempre após uma consulta de enfermagem da Saúde da Mulher. Ela conta que, com a intensificação, a procura pelo exame tem aumentado: “Nossas pacientes têm vindo com a preocupação de cuidar da própria saúde, de talvez poderem estar com alguma doença e não saberem. O acesso é fácil, as consultas são tranquilas e é muito importante que elas façam esse exame. Dependendo do resultado e de outros fatores, definimos se é preciso fazer todos os anos ou a cada dois anos para acompanharmos cada situação e prevenirmos doenças. ”

Enibiana Lima de Sousa, 35 anos, moradora do Jardim Riviera, fez a consulta de Saúde da Mulher nesta quinta-feira, 15, com a enfermeira Lara, e destacou que “tive um filho há 4 anos, sei da importância da gente cuidar da saúde por nós mesmas e por nossos filhos e familiares e até me sinto mais segura depois do exame, é preciso prevenir qualquer risco de câncer. Toda mulher deve fazer e ficar atenta. A última vez que fiz o papanicolau foi no início de 2021 e agora vou repetir. ”

A gestora da UBS Veiga Jardim, Késia da Silva Campos, afirma que as mulheres têm procurado a unidade e “as agendas estão quase cheias. Mas aproveito para convidar a todas que ainda não fizeram o exame neste ano que venham nos procurar, estamos à disposição aguardando vocês, basta chegar na recepção, não é necessário agendar antes e na hora já tiramos dúvidas e é feita a marcação. ”

Onde fazer o exame em Aparecida

As interessadas no exame Papanicolau devem procurar a UBS onde já costumam receber atendimento. Aquelas que não recebem cobertura de Equipe de Saúde da Família podem procurar diretamente o Centro de Atendimento Ambulatorial, a UBS Colina Azul ou a UBS Papillon Park. As Unidades Básicas de Saúde funcionam de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h. Confira os 42 locais:

UBS Alto Paraíso;
UBS Andrade Reis;
UBS Bairro Cardoso;
UBS Bairro Ilda;
UBS Independência;
UBS Bandeirantes
UBS Buriti Sereno;
UBS Campos Elíseos;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Caraíbas;
UBS Chácara São Pedro;
UBS Colina Azul;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Expansul;
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Bela Vista;
UBS Jardim Boa Esperança;
UBS Jardim dos Buritis;
UBS Jardim dos Ipês;
UBS Jardim Florença;
UBS Jardim Olímpico;
UBS Jardim Paraíso;
UBS Jardim Tiradentes;
UBS Madre Germana;
UBS Mansões Paraíso
UBS Nova Olinda;
UBS Papillon Park;
UBS Parque das Nações II;
UBS Parque Trindade;
UBS Pontal Sul I;
UBS Pontal Sul II;
UBS Porto das Pedras;
UBS Residencial Anhambi;
UBS Garavelo Park;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Riviera;
UBS Rosa dos Ventos;
UBS Santa Luzia;
UBS Santo André
UBS Veiga Jardim;
UBS Vila Delfiore;
Centro de Atendimento Ambulatorial

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)