Saúde alerta que 80% dos focos do Aedes aegypti estão nas residências

Por Polliana Martins

16 de maio de 2022

Por Polliana Martins

16 de maio de 2022


Aparecida de Goiânia casos de dengue
Foto: Claudivino Antunes

Com o Brasil em pleno surto da doença desde o início deste ano, as ações de combate em Aparecida são intensificadas semanalmente e os profissionais alertam a população para que faça a sua parte impedindo criadouros do Aedes aegypti nas casas e estabelecimentos comerciais

Em Aparecida, a Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya, o ano inteiro com atividades que vão desde ações educativas com foco na prevenção até visitas domiciliares, bloqueios e recolhimento de pneus, dentre outras. Agora, com o País registrando um aumento, desde o início deste ano, de 113% dos casos notificados da dengue, segundo dados do Ministério da Saúde (MS), as ações são intensificadas semanalmente e os profissionais alertam a população para que faça a sua parte impedindo o surgimento de criadouros do Aedes aegypti. 

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da SMS, nesses cinco meses de 2022 já foram notificados mais de 4 mil casos da dengue na cidade, o que representa mais da metade dos 8.470 registrados em todo o ano passado. Levantamentos da pasta ainda apontam que cerca de 80% dos criadouros estão nas residências.

Em Aparecida de Goiânia cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão concentrados nas residências
Foto: Enio Medeiros

Responsabilidade coletiva

“Estamos em alerta e trabalhando para conter a proliferação do mosquito e conscientizar as pessoas, mas precisamos da participação efetiva da sociedade porque a maioria dos focos do inseto está nas residências. O combate a essas doenças é também uma questão de responsabilidade social, todo mundo tem que aderir e conscientizar as famílias e os amigos de que são males perigosos e que podem levar à morte, mas que podem ser evitados com o simples ato de não deixar água acumulada nem mesmo numa tampinha de garrafa descartada irregularmente”, enfatiza o secretário de Saúde Alessandro Magalhães. 

Leia também:

O coordenador interino de Vigilância Ambiental, Flávio Ned Alves, destaca que o cenário epidemiológico é preocupante com crescente aumento das notificações, 4 óbitos confirmados e outros 12 em investigação, o que aumenta a necessidade da atuação das equipes de combate e da adesão massiva da sociedade: “As pessoas precisam verificar, semanalmente, suas casas e estabelecimentos checando vasos de plantas, calhas, quintais, caixas d’água, vasilhas de água dos animais e quaisquer locais ou objetos que possam acumular água e larvas do Aedes aegypti. Alguns minutos são suficientes para garantir essa proteção e contribuir para o bem-estar da comunidade. ”

Em Aparecida de Goiânia cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti estão concentrados nas residências
Foto: Divulgação Secom Aparecida

Combate massivo permanente

O coordenador ainda informa que nesta semana as equipes da Vigilância com 106 agentes de endemias realizaram visitas domiciliares e bloqueios simultaneamente em 30 setores, dentre eles Tiradentes, Buriti Sereno I,II,III e IV, Boa Esperança II, Goiânia Park Sul I e Parques São Jorge, Trindade II e Trindade III. Os trabalhadores também recolheram mais de 2 mil pneus por dia, visitaram empresas e o carro de “fumacê” voltou a circular pela cidade depois de estar suspenso em todo o Estado de Goiás desde 2015.

“Só no Buriti Sereno nossas equipes visitaram mais de 12 mil imóveis. Intensificamos ainda mais as ações, inclusive com o fumacê, naquele bairro e em outros que têm mais casos notificados na cidade. Até agora, em 2022, de todas as notificações, 57% são em mulheres e 48% em homens. Os 4 bairros com maior número de casos são o Buriti Sereno I (533), o Jardim Tiradentes (281), o Garavelo I (267) e o Madre Germana (235). Focamos nos locais com mais notificações, mas não descuidamos de nenhum setor, atuamos em toda Aparecida sem parar”, reforça o coordenador.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)