Saúde alerta sobre importância da terceira dose da vacina contra covid-19

Por Polliana Martins

4 de fevereiro de 2022

Por Polliana Martins

4 de fevereiro de 2022


Foto: Enio Medeiros

Levantamento da pasta no último 25 de janeiro aponta que 76% das internações causadas pelo novo coronavírus nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s) da rede pública municipal eram de pessoas com o esquema vacinal em atraso ou não vacinadas, sendo a maioria idosos (71% do total)

Em Aparecida, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgados em 19 de janeiro, cerca de 60 mil pessoas estão no prazo ideal para receber a terceira dose (ou de reforço) da vacina contra a covid-19, sendo que muitos desse total já estão com atraso. Por isso, as autoridades sanitárias locais alertam para a importância de que toda a população esteja com o esquema vacinal completo para evitar casos graves, internações em UTI’s e mortes.

“O esquema vacinal completo, com D3 ou D2 da Janssen é indispensável, sobretudo para os idosos. Todavia, as pessoas de todas as idades precisam entender que, apesar de serem chamadas de “reforço”, essas doses não apenas reforçam a proteção imunológica já atingida com as anteriores, elas são fundamentais para impedir agravamentos que podem levar à morte. Com o avanço da vacinação temos constatado uma redução e estabilidade das taxas de internação hospitalar para tratamento da covid-19 em Aparecida e não podemos deixar que essa tendência positiva seja ameaçada por uma cobertura vacinal insuficiente”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Telemedicina oferece consultas para pacientes com sintomas de gripe e dengue

Um levantamento da SMS do último dia 19 aponta que já foram aplicadas na cidade 862.791 doses de vacina contra a covid-19 e 87,3% da população com mais de 12 anos, estimada em 477.878 moradores (De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE), já recebeu ao menos a D1 e 78,1% recebeu a D2. Já em relação à terceira dose (D3), 71.296 pessoas a tomaram, contabilizando que 14,9% da população acima de 12 anos recebeu a D3 ou “dose de reforço da Janssen”.

Proteção coletiva

“Nossos dados mostram que as internações e casos graves estão atingindo as pessoas com vacinas em atraso ou não vacinadas com mais força na população idosa, característica observada desde o início da pandemia. Mas agora contamos com as vacinas e muito sofrimento e mortes podem ser evitados. Não percam tempo, completem seus esquemas vacinais e espalhem essa informação vital para familiares, amigos e conhecidos. A saúde é também um bem coletivo que precisa ser defendido por toda a população”, enfatiza o secretário.

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, acrescenta que “os profissionais da nossa rede que estão tratando das pessoas internadas com covid-19 confirmam que os pacientes vacinados têm uma possibilidade maior de cura e sucesso no tratamento e menor chance de agravamento. Isso é a vacinação salvando vidas. Temos 35 postos de imunização em Aparecida espalhados por toda a cidade para vacinar a população adulta sem necessidade de agendamento, então, se você está na hora de tomar qualquer uma das doses, não espere, vá o quanto antes, não corra riscos desnecessários”.

Não perca tempo, vacine-se!

Para a Gilvanete Jesus dos Santos, 57 anos, moradora do Setor Marista Sul, não foi preciso nenhum alerta. Ciente dos riscos, ela tratou de tomar logo e no tempo certo a terceira dose na Unidade Básica de Saúde (UBS) Andrade Reis ontem, dia 3: “É importante tomar todas as doses. Vemos muita gente morrendo, então é preciso prevenir”.

Já Solimar Pereira, 59 anos, moradora do Jardim Monte Cristo, lembrou que a terceira dose evita “hospitais, UTI’s e mortes. Perdi várias pessoas da minha família e dói muito. Digo a todos para que venham tomar a vacina porque ela evita dor e sofrimento”.

A enfermeira Sebastiana Elisa, 50 anos, relatou que na família dela a covid-19 ceifou oito vidas e conclamou as pessoas: “A vacina salva, todos têm que tomar. Graças a Deus e às vacinas e eu e meu esposo não pegamos nada e minha filha de 7 anos está se vacinando na escola hoje. Isso é muito importante.”

Saúde de Aparecida alerta população sobre importância da terceira dose de vacina contra Covid-19

Como e onde se vacinar

Além da imunização infantil, em Aparecida qualquer morador acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 35 postos que funcionam sem necessidade de agendamento. A D1 é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento e Cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Aparecida já realizou 460 mil testes do tipo RT-PCR

Já a segunda dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Terceira dose: indispensável

Qualquer pessoa que tenha recebido a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há quatro meses já pode receber a dose de reforço (terceira dose) mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação. Quem recebeu a dose única da Janssen também pode receber o reforço no intervalo de dois meses.

Atualmente, a vacinação adulta está disponível em 35 postos: Central de Imunização; UBS Andrade Reis; UBS Bairro Cardoso; UBS Bairro Ilda; UBS Bairro Independência; UBS Bandeirantes; UBS Buriti Sereno; UBS Campos Elíseos; UBS Cândido de Queiroz; UBS Caraíbas; UBS Chácara São Pedro; UBS Colina AzuL; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Expansul; UBS Jardim Bela Vista; UBS Jardim Boa Esperança; UBS Jardim dos Buritis; UBS Jardim dos Ipês; UBS Jardim Florença; UBS Jardim Olímpico; UBS Jardim Tiradentes; UBS Madre Germana; UBS Nova Olinda; UBS Papillon Park; UBS Parque Trindade; UBS Pontal Sul II; UBS Residencial Anhambi; UBS Residencial Garavelo Park; UBS Retiro do Bosque; UBS Riviera; UBS Rosa dos Ventos; UBS Santa Luzia; UBS Santo André; UBS Veiga Jardim; e UBS Vila Delfiori.

As vacinas pediátricas também estão disponíveis em sete postos fixos: Central de Imunização e Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico. A Central funciona de segunda à sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h. Já a imunização nas UBS’s ocorre de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)