Saúde de Aparecida convoca crianças, doentes crônicos e professores para serem vacinados contra a gripe

Por Polliana Martins

27 de maio de 2019

Por Polliana Martins

27 de maio de 2019


Foto: Polliana Martins

Na reta final da Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe, inclusive a do tipo H1N1, em Aparecida de Goiânia já foram imunizados mais de 77% dos grupos prioritários e a cobertura vacinal para idosos e gestantes já atingiu a meta de 100%. Porém, a Secretaria de Saúde (SMS) continua a convocando todos desses grupos que ainda não foram imunizados, principalmente as crianças menores de cinco anos, os professores e os doentes crônicos, para que compareçam aos locais de vacinação até o próximo 31 de maio munidos do cartão vacinal.

A mobilização continua nessa semana com a vacinação de todos os grupos preferenciais nas 27 salas de vacinas da cidade. A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, ressalta que as equipes itinerantes da SMS ainda estão imunizando crianças nos CMEIS para garantir a proteção aos pequeninos. Amanhã, 28 de maio, à tarde, a vacinação será no CMEI Similiana Lemes, no Conjunto Estrela do Sul.

Crianças, doentes crônicos e professores

De acordo com a coordenadora, o grupo prioritário das crianças de seis meses de idade até cinco anos está com 75% de cobertura, os professores com 67% e os doentes crônicos com 53%, índices considerados baixos, já que a meta é vacinar 90% dos grupos determinados. “Conclamamos os pais e responsáveis para que levem suas crianças com até seis anos para serem imunizadas até o dia 31 de maio. A vacina é essencial e pode até salvar vidas, principalmente dos pequeninos, que têm as defesas imunológicas do corpo ainda em formação. Todos dos grupos prioritários precisam contribuir não apenas para a própria saúde, mas para a mais ampla cobertura vacinal possível da sociedade. A imunização é fundamental, indispensável”, enfatiza Renata Cordeiro.

Os grupos prioritários

Os públicos elegíveis para a vacinação são determinados para todo o País pelo Ministério da Saúde (MS) segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). São pessoas com maior risco de apresentarem complicações e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave em virtude da infecção pelo vírus influenza. Dentre estes, estão os portadores de males respiratórios, cardíacos, renais, neurológicos ou hepáticos crônicos, tais como diabetes e hipertensão.

Postos de vacinação

A imunização contra a Influenza está disponível nas seguintes Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30: UBS Andrade Reis; Independência Mansões; Jardim Riviera; Bairro Independência; Campos Elíseos; Jardim Florença; Jardim Tiradentes; Veiga Jardim; Cândido de Queiroz; Jardim Paraíso; Alto Paraíso; Caraíbas; Delfiore; Jardim dos Ipês; Madre Germana; Buriti Sereno; Garavelo Park; Mansões Paraíso; Jardim Olímpico; Parque Trindade; Santa Luzia; Nova Olinda e Retiro do Bosque. Nos Cais Nova Era e Colina Azul a vacinação será de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h30. No Centro de Saúde Papillon Park, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 18 horas.  No Centro de Atendimento Ambulatorial, de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados, das 8 às 16 horas.

Cais Nova Era

O Cais Nova Era, localizado na Avenida São João, ao lado do Terminal Cruzeiro, no Jardim Nova Era, é o único posto que está imunizando apenas crianças, gestantes e puérperas durante toda a campanha. Os idosos também podem ser imunizados no local até 31 de maio.

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)