Saúde de Aparecida convoca beneficiários do Bolsa Família para o acompanhamento obrigatório

Por Polliana Martins

1 de junho de 2023

Por Polliana Martins

1 de junho de 2023

Foto: Claudivino Antunes

A convocação abrange crianças de 0 a 7 anos e também as gestantes, que devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima até 30 de junho para fazer o acompanhamento obrigatório e não ter o benefício suspenso ou cancelado. Também haverá “Dias D do Bolsa Família”, todas as sextas-feiras, para o acompanhamento dos beneficiários nas UBS

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) convida a todos os beneficiários do Programa Bolsa Família residentes no município para que compareçam à UBS mais próxima de suas residências para realizarem o acompanhamento, requisito obrigatório para a manutenção do benefício e que consiste em monitoramento da situação vacinal das crianças e antropometria (medição de peso e altura), além do pré-natal das gestantes.

“Convocamos as gestantes e os responsáveis para que tragam as crianças de 0 a 7 anos, que ainda não realizaram o monitoramento nesse semestre, na UBS mais próxima de sua residência. Nas sextas-feiras do mês de junho serão realizados os ‘Dias D do Bolsa Família’, mas o acompanhamento também pode ser realizado normalmente de segunda-feira a quinta-feira nas UBS´s. Também faremos busca ativa por telefone quando necessário”, informa a Chefe de Atenção aos Ciclos de Vida da SMS, Marilya Rodrigues Reis.

A gestora destaca ainda que o acompanhamento deve ser feito uma vez por semestre, de janeiro até junho (primeira vigência), e depois de julho a dezembro (segunda vigência).

Importância do acompanhamento

Segundo o Ministério da Saúde (MS), esse monitoramento às crianças e gestantes no Bolsa Família é uma estratégia eficaz para identificar casos de desnutrição, falta de vacinas essenciais e outros problemas e é determinante para o recebimento do benefício. Para realizar o acompanhamento, os beneficiários precisam se identificar com documentos pessoais, de preferência o CPF e número do NIS, e também levar a Caderneta da Criança e a Caderneta da Gestante.

A Política Nacional de Atenção Básica (2017) destaca que é de responsabilidade comum a todos os membros das equipes que atuam na Atenção Primária acompanhar e registrar no Sistema de Informação da Atenção Básica e no mapa de acompanhamento do Programa Bolsa Família as condicionalidades de saúde das famílias beneficiárias.