Saúde de Aparecida convoca pais para Campanha de Multivacinação e Poliomielite

Por Polliana Martins

8 de agosto de 2022

Por Polliana Martins

8 de agosto de 2022


Foto: Claudivino Antunes

Força-tarefa nacional se estende por todo o mês de Agosto e mobiliza em Aparecida profissionais em 36 postos de vacinação com foco na ampliação da cobertura vacinal para crianças e adolescentes

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) iniciou, na manhã desta segunda-feira, 8 de agosto, a Campanha de Multivacinação e Poliomielite em 36 postos fixos de imunização espalhados por toda a cidade. Estarão disponíveis gratuitamente por todo o mês vacinas contra doenças como paralisia infantil, sarampo, catapora e caxumba nesta mobilização nacional que é mais uma oportunidade para a atualização do Cartão de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Para receber a imunização, as crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas de um responsável maior de idade ou levar autorização por escrito. É necessário, ainda, apresentar documentos pessoais e o Cartão de Vacinação, que será avaliado pelos profissionais de saúde para a devida atualização.

Alerta para pais e responsáveis

“Convocamos todos os pais e responsáveis para levar suas crianças de 1 até 4 anos, 11 meses e 29 dias para ser vacinados contra a Pólio e os adolescentes de até 15 anos para atualização do Cartão de Vacinas. Devem ser imunizados até mesmo aqueles que já receberam a proteção e cada caso será analisado por nossas equipes que verificarão as vacinas necessárias para cada pessoa. Vacinar nossas crianças e adolescentes é fundamental para a saúde deles, é uma atitude de amor e responsabilidade com sua família e também com toda a sociedade”, enfatiza a coordenadora de Imunização Renata Cordeiro.

Responsabilidade coletiva

Ela destaca que a Campanha é ainda mais importante socialmente por causa do risco do retorno de doenças que estavam erradicadas: “Com a redução, nos últimos anos, da diminuição na procura pelas vacinas de rotina, as autoridades sanitárias brasileiras e das Américas têm alertado seriamente para a volta da circulação de males como a Pólio, por exemplo. Por isso, essa Campanha é tão importante. Digo a todos para que aproveitem mais essa oportunidade para se protegerem, as vacinas estão aí, no Sistema Único de Saúde (SUS), disponíveis, gratuitas e seguras e é um dever de todos contribuir para uma cobertura vacinal ampla em Aparecida e em todo o Brasil”.

Proteção fundamental

Neste primeiro dia da Campanha, várias pessoas não perderam tempo e já levaram seus pequeninos para receber a proteção. Foi o caso de Ângela de Souza Marques Oliveira, que saiu cedo da Vila São Manuel para tomar uma dose de reforço contra a covid-19 e levou o filho caçula Pedro, de 11 anos, para atualizar o Cartão dele. O menininho tomou três vacinas sob o olhar atento da mãe, que afirmou: “Vidas já foram perdidas por falta de vacinas e por causa de muitas doenças, então não podemos abrir mão do que está disponível para nos proteger. Tenho outros dois filhos na faixa dos 20 anos de idade e estão em dia com as vacinas. Sou muito preocupada com isso”.

A mesma atitude responsável e precavida foi tomada pela jovem mãe Jássila Silva, que levou a pequenina Laura, de apenas 3 meses, para tomar as vacinas indicadas para a idade dela. “Ela é minha única filha, meu tesouro, e faço tudo direitinho para que ela esteja sempre protegida. E será assim a vida inteira, não deixarei de ficar de olho no Cartão de Vacinas dela, é uma obrigação que os pais têm que levar muito a sério, nossos filhos dependem de nós e é muito importante cuidar da saúde deles”, frisa Jássila.

Onde tem vacinação?

A Campanha de Multivacinação e Poliomielite é realizada nos seguintes postos:

Central de Imunização;
Maternidade Marlene Teixeira;
UBS Andrade Reis;
UBS Colina Azul;
UBS Bairro Cardoso;
UBS Delfiore;
UBS Alto Paraíso;
UBS Bandeirantes;
UBS Bairro Ilda;
UBS Independência;
UBS Buriti Sereno;
UBS Campos Elíseos;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Caraíbas;
UBS Chácara São Pedro;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Jardim Bela Vista;
UBS Jardim Boa Esperança;
UBS Jardim dos Buritis;
UBS Jardim dos Ipês;
UBS Jardim Florença;
UBS Jardim Olímpico;
UBS Jardim Paraíso;
UBS Madre Germana;
UBS Papillon Park;
UBS Parque Trindade;
UBS Pontal Sul II;
UBS Residencial Anhambi;
UBS Residencial Garavelo Park;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Jardim Riviera;
UBS Rosa dos Ventos;
UBS Santo André;
UBS Santa Luzia;
UBS Veiga Jardim;
UBS Expansul.

Horários de funcionamento

A Central de Imunização funciona de segunda a sábado, das 8 às 18h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta, das 8 às 18h. As UBS´s funcionam de segunda a sexta, das 8 às 16h.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)