Saúde de Aparecida convoca população para completar esquema vacinal contra covid-19

Por Polliana Martins

5 de janeiro de 2023

Por Polliana Martins

5 de janeiro de 2023


Foto: Claudivino Antunes

Com mais de 1milhão e trezentas mil doses aplicadas na cidade desde 20 de janeiro de 2021, Secretaria de Saúde estima que cerca de 65 mil pessoas no município ainda estão com os esquemas vacinais incompletos

Em alerta permanente contra a covid-19, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) continua vacinando a população contra a doença em 35 salas de vacinas espalhadas por toda a cidade e sem necessidade de agendamento. A vacinação para o público acima de 5 anos está disponível em todos esses locais, e, para crianças de 6 meses a 4 anos, em sete postos. Gestores da pasta conclamam a todas as pessoas que ainda não completaram seu esquema vacinal que o façam o quanto antes para conter a proliferação do vírus e evitar internações e agravamentos.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães reforça o alerta: “Mesmo com a redução de casos, agravamentos e mortes, graças à vacinação, a covid-19 ainda é um risco, principalmente para quem não se vacinou ou está com o esquema vacinal incompleto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversos estudos científicos já comprovaram que as pessoas imunizadas com duas doses de reforço têm uma resposta imunológica 80% mais eficaz contra a contaminação e o desenvolvimento de formas graves da doença, evitando sofrimentos e mortes. É por isso que conclamamos, mais uma vez e enquanto for preciso, para que toda a população atualize os Cartões de Vacinação, especialmente dos idosos, crianças e adolescentes, e, se houver sintomas, faça o teste para diagnóstico”.

Conscientização social

“Detectamos que, em Aparecida, aproximadamente 65 mil pessoas ainda não completaram o seu esquema vacinal, dado que nos preocupa muito. Peço a todos que somem forças conosco e conversem sobre a importância da vacinação com seus familiares, amigos e conhecidos. Muitos vivenciaram a dor de perder entes queridos na pandemia e acompanharam as notícias do mundo inteiro, então lembrem-se de que podemos evitar muito sofrimento tomando a medida mais eficaz e segura, que é a vacinação. Espalhem a conscientização, isso é importantíssimo”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Fabiana Ribeiro.

Atenção às crianças e adolescentes

A coordenadora de Imunização Renata Cordeiro enfatiza: “Convocamos você, que ainda não completou seu esquema vacinal, que não recebeu a segunda dose ou as doses de reforço, que compareça a um dos nossos 35 postos de vacinação para se proteger. Estamos em um momento de alto índice de circulação da doença, especialmente com novas variantes, então é indispensável estar protegido, principalmente as crianças e adolescentes, que estão com baixa cobertura no município”.

Renata acrescenta que todos devem aproveitar a oportunidade de receber a proteção vacinal, gratuita e segura, e ainda lembra que “todas as pessoas devem estar protegidas com o esquema primário para que estejam aptas a receber uma nova vacina que temos a perspectiva de receber nesse ano de 2023, um imunizante bivalente que pode proteger, inclusive, contra as novas variantes”.

A vacinação contra a covid-19 está disponível para todas as crianças acima de 6 meses, adolescentes e adultos. Confira os esquemas vacinais de acordo com as faixas etárias e algumas condições:

De 06 meses a 2 anos: três doses compostas por D1 + D2 + D3;
De 03 a 11 anos: duas doses compostas por D1 + D2;
De 12 a 29 anos: Três doses compostas por D1 + D2 + reforço (R1);
A partir de 30 anos: Quatro doses compostas por D1 + D2 + R1+ R2;
Pacientes Imunossuprimidos têm direito a uma dose adicional, compondo um esquema de cinco doses: D1+D2+ DA + R1+ R2;
Quem iniciou seu esquema com a vacina Janssen tem direito a quatro doses conforme os demais imunizantes: DU+ R1+ R2+ R3.
Os intervalos recomendados para as doses de reforço são de, no mínimo, quatro meses.

Documentos: Para receber a vacinação é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Postos de Vacinação

Crianças de 6 meses a 4 anos são vacinadas em sete postos:

Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Santa Luzia
UBS Bairro Cardoso
UBS Veiga Jardim
UBS Bandeirantes
(Para administrar melhor o quantitativo de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, os postos podem usar a estratégia de lista de interessados e xepa da vacinação).

População acima de 5 anos é vacinada em 35 postos:

UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Jardim Riviera
UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Hilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Jardim dos Ipês
UBS Alto Paraíso
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elísios
UBS Bairro Independência
UBS Boa Esperança
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Bela vista
UBS Jardim dos Buritis
UBS Nova Olinda
UBS Cândido de Queiroz
UBS Vila São Pedro
UBS Santo André
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira

Horário de funcionamento

As UBS´s funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)