Saúde de Aparecida de Goiânia alerta proprietários de animais para a vacinação antirrábica durante a pandemia

Por Polliana Martins

27 de outubro de 2020

Por Polliana Martins

27 de outubro de 2020

Foto: Enio Medeiros

Mesmo durante a pandemia, é indispensável imunizar os animais contra a raiva. A vacinação, realizada das 9h às 16h, é escalonada no município para evitar aglomerações e pode ser agendada a domicílio para quem tem mais de cinco bichos.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia informa que a Campanha de Vacinação Antirrábica continua na cidade e conclama a população a não deixar de imunizar seus cães e gatos, uma atitude de carinho pelos bichos e de responsabilidade social. A mobilização se estende até 6 de novembro, e, por causa da pandemia de Coronavírus, a SMS adotou o sistema de escalonamento regional que dividiu a cidade em 10 macrorregiões com as imunizações sendo feitas por etapas. Em cada uma, nas residências onde há mais de cinco animais, é possível agendar a vacinação em domicílio  pelo telefone 3545-4844.

Neste ano, a meta da superintendência de Vigilância em Saúde da SMS é a de vacinar cerca de 100 mil animais na cidade que possuem mais de três meses de idade, incluindo fêmeas prenhas ou que acabaram de ter filhotes e estejam amamentando. O chefe do Centro de Zoonoses, o veterinário Túlio Durães, esclarece que a vacina só não é indicada para animais doentes, subnutridos, com alta carga parasitária e em condições de estresse: “Se necessário, avaliamos quando há risco na imunização e conversamos com os proprietários dos bichos para orientá-los”.

A SMS encerrou na última sexta-feira, 23 de outubro, a quinta etapa da Campanha, e nesta segunda-feira, 26, iniciou a sexta etapa na Macrozona Expansul com postos montados nos bairros Chácara São Pedro, Setor Expansul, Vila Souza e Internacional Park. Em cada Macrozona, os postos de vacinação ficam montados por até cinco dias durante os quais as equipes da SMS imunizam os animais das 9h às 16h. Até o momento, já foram contempladas as Macrozonas  Jardim Alto Paraíso, Vila Brasília, Garavelo, Da Mata e Centro. A partir desta segunda foi iniciada a da Expansul e depois será a vez da Macrozona Papilon (03/11 a 06/11).

Dúvidas e orientações

Quem ainda não vacinou seus animais e deseja se informar sobre as áreas de vacinação ou tirar quaisquer outras dúvidas a respeito deve entrar em contato com o Centro de Zoonoses pelo telefone 3545-4844 de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30. A unidade também fará vacinações e fica situada na Rua Reno esquina com Rua Rodeio, Qd. 54, Pontal Sul 2.

Confira os postos fixos da sexta etapa da vacinação na Macrozona Expansul (26 a 30/10):

1- UBS Chácara São Pedro (Setor Chácara São Pedro);

2- Escola Municipal Camila S. Figueiredo (Setor Expansul);

3- P.A. Dengue (Vila Souza);

4- CREAS Internacional Park (Internacional Park);

5- Escola Estadual Itagiba  Laureano Dorneles ( Chácara São Pedro)