Saúde de Aparecida de Goiânia capacita médicos da Atenção Básica sobre o coronavírus

Por Polliana Martins

10 de março de 2020

Por Polliana Martins

10 de março de 2020


Foto: Polliana Martins

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) capacitou sobre o coronavírus, na tarde desta terça-feira, 10 de março, 92 profissionais da Atenção Básica. O encontro, realizado no auditório do Instituto de Previdência de Aparecida de Goiânia (AparecidaPrev), no Setor Célia Maria, foi o primeiro de uma série planejada para preparar as equipes da pasta e reuniu médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) e estudantes de medicina que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).  

No evento, foi distribuído material com perguntas e respostas sobre o coronavírus e orientações sobre o fluxo adequado de atendimento para os casos suspeitos no município. A médica Thaís Alarcon Duarte Braga, credenciada na SMS e que atua também no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia, foi a palestrante e contou com o apoio dos coordenadores médicos da pasta para apresentar o tema e tirar dúvidas dos profissionais.

Segundo a coordenadora médica da SMS, Kátia Bonfim, “estamos tomando medidas para preparar nossas equipes, tanto nas urgências quanto nas unidades básicas, para o enfrentamento ao coronavírus no município. Trata-se de uma epidemia mundial e temos que estar devidamente habilitados porque é uma doença (Covid-19) de alta transmissibilidade. Hoje estamos com os médicos da ESF para serem instruídos juntamente com a equipe de vigilância epidemiológica e a infectologista que nos apoia na coordenação médica. ”

Kátia afirma que é possível que o coronavírus chegue até Aparecida, mas que não é possível prever seu comportamento porque os grandes surtos detectados até agora ocorreram em países temperados: “Ainda não sabemos como ele se comportará num país tropical, mas é possível que aqui poderá ser algo mais controlado. O que nos preocupa mais é a alta transmissibilidade, já que a mortalidade é menor se comparada a outros vírus, como a influenza, que mata mais do que o corona. ”

Profissionais devidamente habilitados

A coordenadora ainda destaca que a SMS trabalha para capacitar toda a rede. “Hoje vamos capacitar alguns médicos, em breve faremos o mesmo com os profissionais da enfermagem e teremos blitz em todas as nossas unidades de urgência. Nestas teremos uma estratégia diferente, vamos capacitar os profissionais in loco durante todo o mês de março. Nosso objetivo é de que, se porventura chegar até nossa cidade algum caso de coronavírus, que este seja prontamente identificado para que possamos bloquear a transmissibilidade da doença”, informa.

Combate ao pânico e às fake News  

O coordenador médico da Atenção Básica, Murillo Moraes Castro, acrescentou que a capacitação desta terça-feira também abrange alguns médicos do ambulatório (consultas agendadas) e reforça que técnicos de enfermagem, gestores e pessoal administrativo também serão preparados para conhecer o fluxo, entender a doença, as formas de prevenção e transmissão e para combater as fake news (notícias falsas) que estão sendo espalhados na sociedade. “Gostaríamos de tranquilizar a população do nosso município. Aproveitando a oportunidade, alertamos para as medidas de prevenção e que não há necessidade de pânico nem de estocagem de máscaras e álcool gel. O coronavírus possui uma alta taxa de transmissibilidade e são importantes os métodos de prevenção. É essencial lavar as mãos cuidadosamente, evitar aglomerações e, ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz com as mãos ou com a proteção do antebraço. Isso impede que as gotículas de saliva se espalhem”, orienta.

Saúde em alerta e preparada

Murilo ressalta que “caso alguma pessoa que apresente sintomas de gripe teve contato com um indivíduo contaminado ou com casos suspeitos, deve procurar uma unidade de saúde, de preferência uma UBS, que é nossa porta de entrada para o sistema. A partir daí, poderemos fazer todo o caminho do fluxo correto, que é a identificação, o isolamento viral e a identificação dos contactantes para que possamos tomar as medidas preventivas necessárias. As pessoas podem ficar tranquilas em Aparecida, desde que tomem essas medidas. Da nossa parte, estamos permanentemente em alerta e preparados para agir quando e se for necessário. ”    

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)