Saúde de Aparecida de Goiânia realiza testagem domiciliar sobre o Coronavírus neste sábado, 24 de outubro

Por Polliana Martins e Camila Godoy

23 de outubro de 2020

Por Polliana Martins e Camila Godoy

23 de outubro de 2020

Foto: Enio Medeiros

Testes rápidos e questionários vão mapear, pela segunda vez, a incidência da Covid-19 na cidade

Para monitorar a pandemia de Coronavírus em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar, neste sábado, 24 de outubro, das 8h às 17h, o segundo inquérito populacional para conhecer o número de pessoas que já tiveram a doença e desenvolveram anticorpos. A iniciativa auxilia na definição de estratégias adequadas para enfrentar e prevenir a circulação do Sars-CoV-2 e tratar os doentes.

Profissionais da pasta sortearam 766 residências por toda a cidade para realizar a coleta de sangue que viabilizará a realização de teste rápido em moradores da cidade. A população testada também responderá a um questionário produzido em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Os resultados da iniciativa devem sair em cerca de quinze dias.

1º inquérito em maio

De 8 a 13 de maio deste ano, a SMS realizou o primeiro inquérito populacional semelhante ao que será realizado sábado. A pesquisa, pioneira no Estado, testou 1.208 moradores distribuídos aleatoriamente em sete regiões da cidade. Na ocasião, apenas cinco participantes apresentaram resultado positivo indicando que já tiveram contato com o Coronavírus.

Exame com questionário

Segundo a coordenação de Gestão e Inovação em Saúde e a diretoria de Avaliação e Controle da SMS, o teste é feito a partir da coleta de sangue do usuário, que é levado para processamento no Laboratório Municipal e colocado sobre a superfície do teste, que indicará se a pessoa teve contato com o Sars-CoV-2 e se já desenvolveu anticorpos para a doença. Enquanto a coleta é realizada, será aplicado um questionário com perguntas importantes para as análises estatísticas e projeções epidemiológicas. Pesquisadores da UFG, em conjunto com a SMS, avaliarão os resultados.

De acordo com a SMS, o objetivo principal dessa testagem aleatória é verificar como está a circulação do vírus na cidade, visto que abrangerá pessoas assintomáticas. Os resultados obtidos vão contribuir para subsidiar as ações de enfrentamento à pandemia no município e fornecer dados para diversas análises relativas à COVID-19.

Testagem diferente

Desde o dia 22 de abril a SMS ampliou a realização semanal de testes para diagnóstico de Coronavírus. Diferente dos testes rápidos, o exame do tipo RT-PCR, realizado nos drive-thrus, nas UPA’s e em 7 UBS’s, faz a identificação do vírus por meio de secreção respiratória e é o mais recomendado para diagnóstico da infecção aguda. Já os testes rápidos servirão para as análises do inquérito populacional.