Saúde de Aparecida e UFG aprimoram a atenção à população masculina

Por Polliana Martins

9 de novembro de 2019

Por Polliana Martins

9 de novembro de 2019


Foto: Claudivino Antunes

“Hoje é um dia especial e dedicado aos homens em Aparecida. Estamos aqui para reforçar a importância de se cuidar da própria saúde para evitar doenças graves, dentre elas o câncer de próstata”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha na manhã deste sábado, 9, no lançamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade pioneira no Estado de Goiás.

Durante o evento, mais de 300 homens foram atendidos em consultas especializadas e consultorias para o empreendedorismo e mercado de trabalho, dentre outras ações. O lançamento marcou, também, o início de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) e o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) para aprimorar a atenção prestada à população masculina no município e difundir a cultura de prevenção de doenças.

A nova unidade é sediada no Centro de Diagnósticos e Especialidades, na avenida C, entre as ruas C-8, C-22 e avenida C-6, no Jardim Boa Esperança. A mobilização de hoje é parte da programação do Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde masculina, e nela foram realizadas 200 consultas médicas pré-agendadas de cardiologia, psiquiatria, odontologia e urologia e atendimentos de demanda espontânea (sem necessidade de agendamento) em odontologia, avaliação nutricional e controle do tabagismo.

Cultura da prevenção

“Nosso objetivo primordial com os homens é o grande desafio de mudar comportamentos. Trabalhamos não só hoje, mas permanentemente, para que as pessoas cuidem da própria saúde e da de suas famílias aproveitando a porta de entrada do Sistema, que são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Queremos difundir a cultura da prevenção, expressa no ditado popular “é melhor prevenir do que remediar”, enfatizou o secretário Alessandro Magalhães.

O Superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, acrescentou: “É possivel evitar muitos males abandonando hábitos nocivos e fazendo o acompanhamento da própria saúde. As UBSs estão preparadas para acolher a comunidade e propagar essa conscientização no dia-a-dia”.  

Acompanhado pela filha, o aposentado Gilmar Novais, 62 anos, aguardava por uma consulta com cardiologista e ia se informar sobre um encaminhamento para urologista. Enquanto esperava, ele aproveitou para comer frutas da estação que estavam numa mesa montada para os visitantes e admitiu que negligenciou a própria saúde.

“Eu sou de um tempo em que homem só ia no médico arrastado e quando estava à beira da morte. Mudei por insistência dos filhos e porque não tinha mais fôlego para nada. Acho que aprendi a lição e ainda quero viver bem por muitos anos.”

Combate ao desemprego e estímulo ao empreendedorismo

No evento houve, ainda, atualização do cartão de vacina, testes rápidos para a identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e atividades culturais e integrativas. Com foco na integralidade da atenção à saúde do público masculino, também foi oferecida consultoria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae/GO) sobre empreendedorismo e finanças e a equipe de assistência social da SMS ensinou como preencher currículos.

“Sou feirante e pretendo abrir uma mercearia com meu genro no ano que vem. Aí ficamos sabendo dessa ajuda do Sebrae e viemos aqui aprender sobre o mercado, preços, leis e outras coisas.” disse Pedro Augusto, 37 anos, que, depois da consultoria, foi aferir a pressão arterial e ouviu orientações da equipe da SMS.

Profissionais da UFG e da SMS (com representante da SES, à direita) organizaram um evento com foco na prevenção e na promoção da saúde

Pioneirismo e inovação

A professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), dra. Marta Rovery de Souza (UFG), relatou que “estamos iniciando uma ação, recebemos os homens aqui hoje mas queremos que eles deem continuidade aos tratamentos nas UBSs. Estou feliz porque atenderam ao chamado. O alvo é criar a cultura da prevenção, promover hábitos de vida saudáveis e mostrar para os homens de todas as idades que é fundamental cuidar de si mesmo. Por isso teremos, a partir de agora, em Aparecida, UBSs abrindo pelo menos um sábado por mês para atendimentos preferencialmente masculinos”, disse ela.

Que completou. “Quanto a esse lançamento, é algo inovador, é o primeiro Centro de Referência em Saúde do Homem em Goiás. Para o evento de hoje pensamos em cada detalhe, em acolher bem os homens num lugar organizado, bonito, arejado e com cuidados que visam a integralidade da atenção, focando, inclusive, em questões que impactam na Saúde, como o desemprego, daí a parceria com o Sebrae e o apoio da Assistência Social da SMS na produção de currículos.”

A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, destacou a abertura das UBS no próximo dia 23, sábado, e daí em diante, e reforçou a importância da Atenção Primária na prevenção de doenças. “Estamos fazendo o caminho inverso, hoje sensibilizamos os homens, fazemos atendimentos com especialistas, mas para que passem a ser acompanhados nas UBSs. Todo esse nosso esforço será monitorado e avaliado pela UFG permanentemente e cada paciente hoje está preenchendo uma ficha dizendo quais são suas demandas e queixas para fazermos um Raio X da saúde da população masculina no município e estruturarmos nossos serviços nessa direção.”

Mortalidade masculina

Um dado levantado por Amanda chama a atenção: ela tem pesquisado a mortalidade masculina em Aparecida e constatou que “60% dos homens acima de 20 anos que falecem no município são vítimas de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares. Por isso estamos focados em combater fatores que influenciam nessa realidade, como o tabagismo e o alcoolismo, dentre outros”.

Lígia Duarte, profissional da SMS que também atua junto à UFG e foi uma das organizadores da mobilização, explicou que o fluxo esperado é assim: os homens agendam suas consultas de clínica geral diretamente na UBS mais próxima de suas casas ou pelo 0800-6461590 e, “a partir dessa primeira avaliação médica, se houver necessidade, serão encaminhados para consultas especializadas aqui, no novo Centro de Referência, e para exames mais detalhados”.

Prefeito Gustavo Mendanha e secretário Alessandro Magalhães no lançamento do novo Centro

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)