Saúde de Aparecida e UFG aprimoram gestão das Unidades Básicas da rede

Por Polliana Martins

22 de junho de 2022

Foto: Enio Medeiros

Um curso, iniciado em 26 de outubro de 2021 com o objetivo de aprimorar a Atenção Primária, foi ministrado para 42 gestores de Unidades Básicas de Saúde (UBS’s)

Para melhorar a administração das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da rede e os serviços ofertados à população, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) realizou, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 26 de outubro do ano passado, o Curso de Aperfeiçoamento em Gerência de UBS.

Com a participação de 42 gerentes da rede, o curso foi coordenado pela professora titular no Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG, Marta Rovery de Souza. O encerramento das atividades foi realizado na manhã desta quarta-feira, 22 de junho, em evento na Cidade Administrativa que reuniu o prefeito Vilmar Mariano e o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, além de dezenas de gestores de UBS’s e de vários setores da SMS. A UFG foi representada pelo vice-reitor Jesiel Carvalho.

O prefeito Vilmar Mariano elogiou a iniciativa: “Essa é a responsabilidade que temos que ter como Poder Público, temos que tratar bem o nosso patrão, que é o povo de Aparecida, e essa capacitação foi justamente para isso. A parceria com a UFG é muito importante, acabamos de construir um campus da universidade e estamos sempre abertos para estabelecer parcerias que aprimorem o trabalho dos nossos servidores, propiciem um atendimento de excelência para as pessoas e contribuam para o desenvolvimento do município”.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães destacou que “a Prefeitura vem investindo na melhoria do atendimento da população aparecidense nas nossas unidades. Começamos pelas UPA’s numa parceria com o Sírio Libanês e estendemos agora nessa parceria com a UFG para as UBS’s. A expectativa é de que o atendimento prestado à população melhore em todos os níveis com acolhimento humanizado e mais agilidade e eficiência nos serviços.”

Conhecimento e motivação

A professora Marta Rovery de Souza contou que os servidores se dedicaram com afinco ao curso mesmo num período de muitas dificuldades da pandemia da covid-19. “Tivemos altos e baixos, todos são gestores de UBS’s cheios de demandas, mas demonstraram muito compromisso e sinto que eles saíram revigorados com a possibilidade de contribuir mais com a saúde da população e influenciar e motivar as equipes. Espero que continuem estudando porque conhecimento não ocupa espaço, e, quanto mais estamos sensibilizados, mais capacidade temos de melhorar a vida da população. Estamos nesse caminho, as UBS’s são as ordenadoras de todo o cuidado e é ali que temos que ter os profissionais mais sensibilizados e capacitados. ”

Além de Marta Rovery, também coordenaram as atividades do curso as professoras Fernanda Valentin e Fernanda Costa Nunes.

Preparação para os desafios do SUS

Na opinião da gerente do Centro de Atendimento Ambulatorial da SMS, Joana Duarte, o curso “foi extremamente valioso tanto para nós, da gestão, quanto para a população. Já estamos aplicando no nosso dia-a-dia o que aprendemos e temos resultados positivos verificados nas avaliações feitas pela nossa coordenação. Estamos mais preparados para os desafios permanentes do Sistema Único de Saúde (SUS). ”

O gerente da UBS Parque das Nações, Hélio Cândido de Almeida Júnior, acrescentou à fala da colega: “Tivemos uma excelente experiência, o curso foi amplo e abrangeu tudo que envolve a gestão de uma UBS. Acredito que todos os gestores dos variados tipos de unidades de saúde deveriam ter esse treinamento porque aprendemos muito mais sobre gerenciamento, sistemas de informática e sobre uma melhor abordagem com os pacientes e demais servidores. ”