Saúde de Aparecida faz balanço positivo do Setembro Amarelo com ampla adesão da comunidade

Por Polliana Martins

1 de outubro de 2019

Por Polliana Martins

1 de outubro de 2019


Foto: Arquivo/UBS Independência Mansões

“Uma vida vale tudo e você não está sozinho”, enfatizou a psicóloga Tatiane Alves, no último dia 27, em palestras e atividades integrativas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Independência Mansões em Aparecida de Goiânia. A iniciativa fez parte do Setembro Amarelo, mês de alerta ao suicídio no Brasil e que mobilizou milhares de servidores e usuários da rede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em ações que demonstraram que o diálogo, o respeito e a compreensão entre as pessoas, associados à abordagem terapêutica adequada, são fundamentais para reduzir a incidência de atos extremos como o suicídio.   

“Fechamos setembro e essa mobilização pela vida com uma adesão surpreendente dos nossos profissionais com foco no acolhimento e na orientação das pessoas de todas as idades, de crianças a idosos. O desafio é imenso e tem que ser enfrentado permanentemente: segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio faz uma vítima a cada 40 segundos no planeta e em 90% dos casos pode ser prevenido. Parabenizo nossos trabalhadores, de todas as áreas, que somaram forças movidos pelo amor e pela empatia e enfrentaram esse tema tão delicado com sensibilidade e profissionalismo. A comunidade também aderiu com interesse, tirando dúvidas e conversando abertamente com os profissionais”, ressalta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.    

Atenção para os sinais     

Na UBS Independência Mansões não foi diferente: usuários e servidores da unidade trocaram experiências, celebraram a busca por uma vida melhor e encerraram as atividades com um café da manhã coletivo, farto e saboroso. O gerente da unidade, Marciel Francisco, destaca que a descrição dos sinais que um indivíduo pode dar quando está com pensamentos suicidas alertou as pessoas sobre a importância do diálogo e da empatia: “A psicóloga chamou a atenção para coisas que muitas vezes passam despercebidas por nós, até mesmo quando ocorrem com entes queridos. A correria rotineira e os desafios da vida não podem fechar nossos olhos e corações ao sofrimento dos outros e ao nosso próprio isolamento. Além disso, é preciso saber como e onde buscar ajuda”.

União por uma vida melhor

Ao longo de todo o mês de setembro, dentre outras ações, as unidades da SMS realizaram atividades diárias de conscientização, apoio e orientação quanto à prevenção do suicídio. O Cais Nova Era e as UBSs Veiga Jardim, Caraíbas, São Pedro, Florença, Pontal Sul I, Garavelo Park e Bandeirantes e o Centro de Saúde Papilon Park mobilizaram suas regiões. Seja nas próprias unidades ou em escolas e outros espaços públicos, os profissionais promoveram a reflexão acerca do tema e levaram alento às pessoas. Também participaram as UBSs Jardim dos Ipês, Pontal Sul II, Nova Olinda, Porto das Pedras, Expansul, Rosa dos Ventos, Boa Esperança, Retiro do Bosque, Santo André, Parque das Nações, Colina Azul e Cândido de Queiroz, dentre outras.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, frisa que a integração entre os profissionais e a comunidade é fundamental para o sucesso do sistema: “Atenção primária é isso, sintonia humana. Trabalhamos com a promoção da saúde e vamos além de tratar doenças, atuamos para preveni-las. Conversar com as pessoas, conhecer como vivem e ter a confiança delas é essencial, e, no caso do risco de suicídio, é indispensável”.

Saiba como conseguir ajuda

Em Aparecida, quem precisa de qualquer ajuda psicológica, desconfia que possa estar com depressão ou tenha pensamentos suicidas, deve ir até a UBS mais próxima de sua casa e marcar uma consulta com clínico geral, que fará o devido encaminhamento para cada caso, seja para um psicólogo ou psiquiatra. Outra alternativa é ir até o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Bem-Me-Quer, localizado no Setor Araguaia, que conta com uma equipe multiprofissional. Em caso de urgência, a pessoa com transtorno deve ser levada à Unidade de Pronto Atendimento Geraldo Magela (UPA Flamboyant) que oferece atendimento psiquiátrico 24 horas por dia. 

Além disso, a rede municipal também possui um Núcleo de Cuidados em Saúde Mental responsável pelo acolhimento de casos de transtornos do humor, ansiedade e psicoses. Para a população que mora nas ruas, existe também uma alternativa itinerante: a equipe do programa Consultório Na Rua (Telefone para contato: 3545-5969), especificamente treinada para abordar esse público com profissionais que desenvolvem ações de atenção integral à saúde. Quem preferir pode ligar, anônima e gratuitamente, em momentos de solidão e desespero, para o número 188 do Centro de Valorização à Vida (CVV). 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)